bem-estar   / Alimentação saudável

Sem graça só para quem não come! Conheça 5 benefícios do chuchu para a saúde

Além de ser rico em nutrientes, o chuchu é baixo em calorias e perfeito para quem quer perder peso com saúde

Bons Fluidos Publicado segunda 19 julho, 2021

Além de ser rico em nutrientes, o chuchu é baixo em calorias e perfeito para quem quer perder peso com saúde
Conheça os benefícios do chuchu na alimentação - Pixabay/ Edeni Mendes da Rocha Teka

O chuchu é uma hortaliça com fama de "sem graça" por conta do seu sabor neutro que não se destaca muito no prato. Mas quando o assunto são benefícios para a saúde, este alimento vira protagonista e dá um show de nutrição. 

Seu sabor neutro permite que ele combine com todos os pratos e se torne um acompanhamento poderoso para fornecer os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. 

+++ Não jogue fora! Nutri explica benefícios da semente de melancia e como consumi-la

Além de oferecer vitaminas, fibras e minerais importantes para a saúde, o chuchu possui pouquíssimas calorias, o que um torna um alimento essencial para quem quer perder peso. Veja abaixo os principais benefícios do chuchu:

Controla o açúcar no sangue

O chuchu é relativamente baixo em carboidratos e alto em fibras, uma combinação nutricional perfeita que ajuda a manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. 

Melhora a saúde de grávidas

O folato, ou vitamina B9 presente no chuchu é essencial para todas as pessoas, especialmente para aquelas que estão grávidas ou planejam engravidar. Este nutriente é necessário para o desenvolvimento adequado do cérebro fetal e da medula espinhal. A ingestão adequada de folato também pode desempenhar um papel na prevenção de partos prematuros.

Melhora a função hepática

Estudos sugerem que o extrato de chuchu pode proteger contra o acúmulo de gordura no fígado, potencialmente prevenindo ou tratando doenças hepáticas. 

+++ As sementes nutritivas que você joga fora podem substituir a pimenta-do-reino; veja como

Envelhecimento saudável

Comer chuchu pode levar a reduções significativas na inflamação e no estresse oxidativo, processos que têm efeitos nocivos nas células do corpo. Os antioxidantes e nutrientes do chuchu, como a vitamina C, também podem ajudar a proteger o corpo contra danos às células e reduzir os sinais visíveis de envelhecimento.

Melhora a saúde do coração

Pesquisadores descobriram que os fitoquímicos no chuchu podem melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir os níveis de pressão arterial, sendo um alimento poderoso para tratar doenças cardíacas. O chuchu também é rico em antioxidantes, incluindo miricetina, que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, reduzir a inflamação e proteger contra os radicais livres para reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e câncer.

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 21:35:24 (1045366).