Publicidade

Semana da Prevenção do Câncer Bucal: o que você tem que saber sobre o assunto? Cirurgião dentista explica

Conheça os principais fatores que podem contribuir para um câncer bucal e as formas de prevenção

Semana da Prevenção do Câncer Bucal: o que você tem que saber sobre o assunto? Cirurgião dentista explica – Foto de Cedric Fauntleroy no Pexels

Na Samana Nacional da Prevenção do Câncer Bucal, o cirurgião dentista Dr. Reginaldo Júnior, da Raj Odontologia, esclarece pontos importantes diagnóstico e prevenção do câncer de boca.

Publicidade

O câncer de boca, que pode ser conhecido como câncer labial ou câncer na cavidade oral, é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como a gengiva, as bochechas, o céu da boca e a língua — principalmente a região que envolve a lateral e parte inferior da língua. Geralmente, são lesões que começam pequenas, doloridas e que não cicatrizam em até 15 dias. 

Algumas características do câncer de boca são:

– Feridas;
– Nódulos no pescoço – é uma evolução das feridas que começam na cavidade oral;
– Manchas e placas;
– Rouquidão persistente;
– Dificuldade de fala;
– Dificuldade de engolir;
– Dificuldade de movimentação da língua.

Principais fatores que podem contribuir para um câncer bucal:

Publicidade

Tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas faz com que o paciente vire de alto risco, pois 95% dos pacientes com câncer bucal são tabagistas e consomem bebidas alcoólicas. Não é só o cigarro, o narguilé, o cachimbo, mastigar o fumo, o charuto. Todos eles são cancerígenos. A exposição ao sol sem proteção, sem uso do protetor labial, também leva ao câncer de boca. As pessoas que trabalham em indústrias veterinárias, que produzem venenos para as plantações, que não utilizam a proteção corretamente também podem ser vítimas desse problema de saúde.

Câncer bucal mais diagnosticado em homens

O câncer de boca é  2,5%  maior nos homens do que nas mulheres devido ao maior consumo de bebidas alcoólicas associado ao tabagismo, além da falta de proteção. As mulheres indiretamente acabam usando maquiagem e protetor solar, o que dificulta a ação dos raios solares. 

Publicidade

Prevenção

Evitar fatores de risco: cigarro, bebida alcoólica, ter uma proteção ao sol (com uso do filtro solar). Pacientes que fazem sexo oral sem se prevenir com preservativos podem contrair o vírus do HPV de desenvolver câncer oral ou de garganta. Importante lembrar que o câncer também tem uma predisposição genética.


Dr. Reginaldo Júnior é cirurgião dentista CRO: 45356 RJ, na Clínica RAJ Odontologia. Formado pela Universidade Estácio de Sá, com cursos de atualização em Cirurgia Oral Menor, Implantodontia, Curso de estética Dental em Lentes de Contato e Atualização em Endodontia.

Publicidade