Publicidade

Separamos 5 dicas preciosas para manter a perda de peso de forma saudável

Insira essas atitudes simples na sua rotina: elas poderão te ajudar a manter a perda de peso de forma natural e saudável

Separamos 5 dicas preciosas para manter a perda de peso de forma saudável
Separamos 5 dicas preciosas para manter a perda de peso de forma saudável – Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Um trabalho científico da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, nos Estados Unidos, publicado no Obesity: The Journal Of The Obesity Society, foi reconhecido como altamente importante: ele é o primeiro estudo em grande escala em que as pessoas que conseguiram manter a perda de peso puderam identificar o que os ajudou a ter sucesso, dessa forma revelando alguns segredos de como as pessoas perdem peso sem o chamado efeito sanfona.

Publicidade

O estudo em larga escala permitiu que os ‘mantenedores de perda de peso’ identificassem, em suas próprias palavras, o que os ajudou a ter sucesso. “Os mais de 6.000 participantes perderam mais de 50 quilos em média e mantiveram seu peso por mais de três anos. Eles responderam perguntas abertas sobre suas motivações (no passado e no presente) e estratégias para manter a perda de peso e as mudanças de estilo de vida resultantes. Os pesquisadores então usaram o aprendizado de máquina para agrupar as respostas por tópico”, explica a médica nutróloga Dra Marcella Garcez.

Como manter a perda de peso?

Confira as principais dicas apontadas na pesquisa:

1) Planejamento a longo prazo! Segundo a Dra. Marcella, não aumentamos o peso de um dia para o outro, então, da mesma forma, não conseguiremos atingir as metas de emagrecimento em um prazo muito curto.

“Quando falamos na relação entre calorias dos alimentos e peso, cerca de 8.000kcal (calorias) equivalem a 1kg. Ou seja, temos nossa taxa de metabolismo basal (quantas calorias o corpo gasta para exercer suas funções vitais). Supondo que uma pessoa precise comer 2.000kcal por dia, ela só engordaria 1kg em um dia se comesse 10.000kcal, o que é algo altamente improvável. Então esse sobrepeso acontece em longo prazo. Da mesma forma, para emagrecer 1kg, essa mesma pessoa se fizesse uma dieta de 1.500kcal precisaria de duas semanas”.

Publicidade

2) Perseverar apesar dos contratempos. Por mais que você acredite que deve haver um compromisso para “se domar”, fazer cortes na dieta e seguir isso à risca, não comendo por exemplo doces, bolos, massas e pão, não é estratégico ser tão cruel consigo mesmo.

“Isso gera culpa. E nossa relação com os alimentos não deve ser de culpa nem de compensação. Quando alguém está buscando emagrecer, pode parecer que a restrição é a única maneira de permanecer firme em busca do objetivo. Mas, na verdade, se você quer perder peso, ser rigoroso demais com cada pedacinho que passa pelos lábios pode sabotar seus objetivos – sem mencionar sua autoestima”, afirma a médica.

3) Tomar gosto pelo processo, olhando para trás e vendo como era a vida antes da perda de peso! O processo de emagrecimento durará alguns meses, a depender de quantos quilos você quer perder, então o ideal é fugir das dietas restritivas e buscar alimentos naturais, com baixa densidade calórica.

Publicidade

“É muito comum que as pessoas que conseguem ver resultados e perceber que estão no caminho fiquem ainda mais motivadas. Por conta da mudança também no cardápio, comendo alimentos mais nutritivos, percebam-se menos cansadas e mais dispostas — desde que estejam realizando uma boa e equilibrada alimentação”, explica.

4) Rastreamento consistente da ingestão de alimentos. Existem, hoje, muitos aplicativos de monitoramento da dieta — assim como aqueles que contam os passos. A rotina de montar uma espécie de diário alimentar online com esses aplicativos ajuda a ter noção das calorias na dieta.

“Pesar os alimentos também é uma estratégia importante e complementar, porque, a olho, é fácil se enganar com as porções dos alimentos. Mesmo ‘uma colher de sopa’ pode variar sobremaneira, sendo rasa, cheia, bem cheia, e cada uma tem um peso em gramas – lembrando que as calorias ingeridas dependem da porção (em grama) dos alimentos”, diz.

Publicidade

5) Manter o foco em sua saúde: os entrevistados acreditam que as mudanças mais importantes para seguirem motivados incluíam redução da dor, estado médico, confiança, sentir-se mais à vontade e confortável mental e fisicamente, condicionamento físico e imagem corporal. “As mudanças dietéticas e de estilo de vida, adicionando exercícios físicos, são altamente importantes para prevenção, tratamento e controle de doenças metabólicas”.