bem-estar   / Erva poderosa

Sono relaxante e alívio de cólicas: 6 motivos para você consumir chá de orégano

Conheça os benefícios do chá de orégano para a saúde e bem-estar e aprenda a prepará-lo

Bons Fluidos Publicado terça 6 julho, 2021

Conheça os benefícios do chá de orégano para a saúde e bem-estar e aprenda a prepará-lo
Aprenda a preparar chá de orégano e usufrua dos benefícios desta erva poderosa - Pixabay/ Efraimstochter

O orégano é uma especiaria bastante comum na culinária de diversos países e bastante utilizada como tempero em receitas populares como pizzas, carnes, legumes e massas.

Além de dar um gosto especial para os pratos, o orégano oferece benefícios à saúde e pode ser consumido de outras formas além do tradicional tempero seco. Uma das maneiras mais eficientes de usufruir destes benefícios é por meio do chá de orégano. 

Embora poucas pessoas consumam este chá, ele é rico em vitaminas e nutrientes medicinais que proporcionam saúde e bem-estar. A Bons Fluidos listou abaixo 6 motivos para você inserir este chá na sua alimentação. 

+++ Não ferva a água para fazer seu chá: especialista comenta 5 erros comuns na hora de consumir a bebida no inverno

1. Pele e cabelos exuberantes

O chá de orégano possui agentes antioxidantes, como a vitamina C, carvacrol e composto fenólico que ajudam a inibir o envelhecimento precoce e como consequência mantém cabelos e pele bonitos. 

2. Melhora a digestão

Devido à presença de fibras, o chá de orégano regula a digestão e auxilia na saúde dos órgãos do sistema digestivo. 

3. Combate infecção urinária

Quem costuma sofrer com infecções no trato urinário com frequência deve investir na ingestão do chá de orégano por conta da presença de agentes anti-fúngicos, antibacterianos e anti-inflamatórios que melhoram problemas de infecção urinária. 

+++ Shot matinal: confira 4 receitas para fortalecer a imunidade

4. Fortalece o sistema imunológico

Por conta da presença das vitaminas A e C, o chá de orégano é excelente para fortalecer a imunidade do organismo e criar uma barreira protetora contra doenças como gripes e resfriados.

5. Melhora o sono

Assim como a camomila, o chá de orégano possui propriedades relaxantes e é excelente para ser tomado antes de dormir, já que ele proporciona um sono mais tranquilo e calmante. 

6. Alivia dores da menstruação

Mulheres que sofrem com cólicas durante o ciclo menstrual podem contar com a ajuda do chá de orégano para aliviar as dores deste período devido à presença de agentes anti-inflamatórias e antioxidantes que amenizam estes desconfortos.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 20:43:42 (1045289).