bem-estar   / Cultura oriental

Técnica Ayurveda para melhorar a saúde: raspar a língua por 1 minuto todos os dias reduz a sinusite

Tornar esse ato um hábito pode melhorar muito a sua saúde

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 25 junho, 2020

Tornar esse ato um hábito pode melhorar muito a sua saúde
Você escova a língua? Sabe a importância disso? - Freepik

Nós, ocidentais, mal escovamos a língua após escovarmos os dentes. Imagina, então, se raspamos a língua como deveríamos? A resposta é não.

A medicina oriental da Ayurvédica, ou Ayurveda para os íntimos -- uma terapia milenar indiana, já comprovou e alertou que a nossa língua armazena diversos resíduos, como fungos, bactérias e toxinas, junto com as células mortas, restos alimentícios e até mesmo EMOÇÕES.

Até aí, tudo bem! Mas como isso acontece?

A grande questão é que, durante a noite, nosso organismo trabalha, mesmo que lentamente, na digestão dos alimentos e, basicamente, acaba eliminando essas toxinas, que chegam até a boca novamente. E é aí que está o problema!

Isso significa que, se não rasparmos a superfície da língua todos os dias, logo de manhã e em jejum, esses resíduos são reabsorvidos pelo organismo e nunca são removidos do corpo.

COMO RASPAR

Há objetos especiais para isso. É só procurar na web ou nas farmácias -- e já respondendo: a escova de dente não é um deles!

A dica é: escovar os dentes primeiro, passar o fio-dental e só depois fazer a raspagem -- aliás, ela é responsável por retirar da boca todos os resíduos retirados pela escova e pelo fio-dental.

MELHORA DO PROCESSO DIGESTIVO

Pode parecer bobo, mas raspar a língua todos os dias, por 60 segundos, melhora a saúde de qualquer pessoa!

A princípio, o hábito melhorará o processo digestivo. De acordo com a Ayurveda, a digestão é a base da nossa saúde e ela começa na boca.

Se a boca não estiver limpa, nossa capacidade de identificar os sabores fica prejudicada e reduz a eficácia do processo digestivo.

SINUSITE

Mas a raspagem da língua também reduz o acúmulo do famoso 'catarro' e reduz problemas comuns, principalmente no inverno, como a sinusite.

Quando combinada com a limpeza das cavidades nasais com água e sal, a raspagem da língua é um sucesso para quem sofre com a doença.

E os benefícios vão além: combate o mau hálito, desintoxica o corpo, limpa direitinho a língua e deixa ela novamente com o aspecto cor-de-rosa, os dentes e gengivas ficam mais saudáveis, o sistema imunológico melhora sua função, purifica corpo e mente e também, acredite se quiser, massageia os órgãos internos do nosso corpo.

Cada parte da língua representa um órgão para a medicina oriental, e massageá-los os torna mais saudáveis.

Último acesso: 27 Sep 2020 - 21:04:26 (1042955).