Teste genético revela tipo de alimentação ideal para vida mais saudável; confira benefícios
Tecnologia inovadora, o teste genético é capaz de identificar a melhor dieta para cada tipo de organismo
Tecnologia inovadora, o teste genético é capaz de identificar a melhor dieta para cada tipo de organismo
A chegada do verão tem feito muita gente manter a linha na dieta para chegar na estação mais quente do ano com o shape em dia. Nesse período, muitas vezes alguns tipos de alimentação ganham destaque por serem grandes aliados para quem quer ter hábitos de vida mais saudáveis. Porém, nem sempre a regra se aplica para todas as pessoas, e o motivo disso pode estar na genética.
O teste genético focado em alimentação, também conhecido como teste nutrigenético, oferece uma análise detalhada da eficácia de alguns tipos de dietas para cada pessoa de acordo com o seu DNA, possibilitando que a pessoa encontre a maneira de seguir uma alimentação balanceada de forma saudável e personalizada.
+++ Olho seco? Médico chinês ensina 5 maneiras naturais para diminuir os sintomas (SEM colírio)
Na análise feita em laboratório, aparecem dietas como a mediterrânea, low fat, high fat e low carb. Cada uma das dietas trabalha com um grupo específico de alimentos ou com a restrição de outro. Após o teste, é apontada a eficácia de cada uma delas de acordo com os genes associados à ingestão ou exclusão de cada grupo alimentar exigido naquele regime.
O teste pode servir para guiar um nutricionista, educador físico ou médico alergista em relação aos melhores alimentos para o seu corpo e como trabalhar outras áreas da saúde paralelamente. Para além da dieta indicada a partir do teste de DNA, um nutricionista, por exemplo, fará a análise da quantidade de exercício físico que você pratica e recomendará uma dieta ainda mais específica.
A famosa Genera, rimeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, é uma das empresas que realiza esse tipo de teste. “É bom esclarecer que não é uma discussão estética. O objetivo da Genera é dar às pessoas a chance de se conhecerem de uma forma única, de entender os mecanismos do próprio corpo. Quando se tem consciência do que funciona ou não para você e o porquê, é muito mais fácil adquirir hábitos saudáveis e de uma forma segura. Com isso, estamos falando de uma conscientização e encorajamento para uma reeducação alimentar e uma melhor qualidade de vida. Isso deve ser oferecido a todas as pessoas, independentemente de questões estéticas”, explica Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera sobre o processo.
*Sobre a Genera: Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal que realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar no Brasil, a Genera foi criada por Ricardo Di Lazzaro e André Chinchio e que atua no mercado desde 2010 com foco em inovação. A startup faz uma leitura completa do DNA de cada pessoa por meio de uma técnica chamada microarray, com o objetivo de oferecer caminhos mais acessíveis para o autoconhecimento e que auxiliam na busca por uma vida mais saudável. Com um crescimento de 70 vezes no faturamento dos últimos 5 anos e 15 vezes comparando apenas 2019 e 2020 com os testes de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar, a instituição ampliou suas atividades para Argentina e Uruguai. Em 2020, Ricardo di Lazzaro foi um dos nomes premiados no “Inovadores com menos de 35 anos na América Latina 2020”, prêmio que consiste em recompensar os 35 jovens mais inovadores com menos de 35 anos de idade da América Latina promovido pelo MIT Technology Review, edição em espanhol da revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Em 2021, a instituição ficou entre as escolhidas na seleção “100 Startup to Watch”, o ranking é elaborado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época Negócios, Elogroup e Innovc, que seleciona 100 startups que mais demonstram potencial para transformar mercados e impactar consumidores no Brasil”.