Um passo de cada vez: 5 dicas essenciais para você começar a caminhar com segurança
Das roupas e tênis ao trajeto escolhido! Por mais simples que pareça, veja como você deve se preparar para iniciar seu projeto fitness

Das roupas e tênis ao trajeto escolhido! Por mais simples que pareça, veja como você deve se preparar para iniciar seu projeto fitness
A caminhada é um dos exercícios mais democráticos para se praticar, uma vez que não restringe idade e nem requer tanta habilidade e técnica, não é mesmo? Além disso, qualquer lugar que seja minimamente plano (ou não, caso você goste de se desafiar), é um local que possibilita a prática do exercício, tornando-o ainda mais versátil.
+ VEJA: Exercício de respiração Adhama Pranayama ajuda a relaxar corpo e mente; veja como fazer
Se você está começando a caminhar agora e necessita de alguns incentivos para tornar esta prática ainda mais agradável, prazerosa e saudável, então, esta matéria é para você! Abaixo, separamos cinco dicas essenciais. Confira:
CONFORTO EM PRIMEIRO LUGAR
As roupas e tênis usados durante as caminhadas devem ser sempre confortáveis. É importante que seu traje seja um aliado durante a caminhada ou qualquer outra prática esportiva, como uma segunda pele. Dispense as peças muito justas, pois essas podem prejudicar a circulação do sangue. Lembre-se de diferenciar os tênis sociais dos tênis esportivos, já que estes possuem uma tecnologia adequada para suportar impactos e proteger seu corpo.
AQUECER E ALONGAR
Antes de sair de casa, lembre-se de se alongar. E quando chegar, alongue-se novamente. O alongamento aumenta a flexibilidade muscular e amplitude dos movimentos. Além disso, ajuda a reduzir o risco de lesões e a aliviar dores. Para entender mais sobre os benefícios físicos e mentais da prática, clique aqui e leia esta matéria completa publicada pela Bons Fluidos.
UM PASSO DE CADA VEZ
É importante você se imaginar caminhando quilômetros em apenas um dia. Porém, lembre-se que toda caminhada começa com um passo. Por isso, dê o primeiro. Conforme o tempo passa, você terá mais disposição para caminhar. Comece andando 500 metros. No dia seguinte, ande 700 metros. E assim por diante. Não há erro em começar uma caminhada moderada.
SELECIONE UM TRAJETO
Colocar uma meta não apenas na metragem, mas no trajeto, também é importante. Você pode, por exemplo, começar com duas voltas no quarteirão. Conforme você for pegando gosto pela prática, abra seu leque e amplie o circuito.
REGISTRE SEU PROGRESSO
Por fim, é legal que você registre o que conquistou através das caminhadas. Em um caderno, você pode marcar o quanto andou, por quanto tempo andou, quanto de água bebeu, e, a longo prazo, quantos quilos perdeu, caso pretenda emagrecer. Aplicativos para celulares podem te ajudar nesta missão. O Runkeeper é uma sugestão. Experimente.