bem-estar   / Terapias Alternativas

Ventosaterapia: descubra como funciona a técnica de sucção milenar e seus benefícios

Conheça os benefícios da ventosaterapia e sua atuação contra dores musculares e celulites

Bons Fluidos Publicado quarta 5 agosto, 2020

Conheça os benefícios da ventosaterapia e sua atuação contra dores musculares e celulites
Conheça os benefícios da ventosaterapia - Reprodução/ Andrea Massoterapeuta

Em 2016, o nadador olímpico Michael Phelps gerou curiosidade nos telespectadores das Olimpíadas do Rio, após aparecer com diversos pontos roxos nas costas durante uma das competições. Após a repercussão e comentários da web, internautas pesquisaram e descobriram que as manchas no nadador se tratam de uma terapia. 

Quem nunca ouviu falar na ventosaterapia conheceu o termo durante o episódio contado acima, e embora a técnica tenha ganhado popularidade na época, ela se trata de uma terapia milenar praticada há milhares de anos por povos antigos na região da China. 

+ VEJA TAMBÉM: Médico oriental ensina técnica simples para pegar no sono em apenas 3 minutos e acabar com a insônia; assista

Milênios atrás, estes povos notaram os benefícios da aplicação do bambu como objeto de sucção em diversas partes do corpo. Hoje, a técnica se difundiu e exportou para diversas partes do mundo, onde é aplicada com ferramentas de fácil manuseio como os copinhos de vidro ou ventosas de acrílico. 

Como Funciona

A ventosaterapia é um tratamento natural que trabalha a circulação sanguínea através da sucção à vácuo de partes do corpo. A técnica facilita a nutrição dos músculos e como consequência alivia tensões e dores musculares. 

Além do uso terapêutico, a sucção da pele por meio das ventosas oferece resultados estéticos e é bastante disseminada no tratamento da celulite por conta dos seus efeitos positivos na circulação sanguínea. 

Embora pareça doloroso, a sucção não dói, no entanto, a pele costuma ficar arroxeada e dolorida alguns dias após as sessões, que duram cerca de 15 a 20 minutos e são aplicadas por um profissional da área. 

Contraindicações

Terapeutas que aplicam a técnica contraindicam a ventosaterapia em casos de distúrbios hemorrágicos como trombose ou tromboflebite; varizes, fraturas ou feridas no local onde a sucção é realizada. 
 

Último acesso: 27 Sep 2020 - 22:41:35 (1043189).