comportamento   / Profissionalismo

Dê um boost na sua produtividade durante o home office com estas 6 dicas práticas

Trabalhar de casa pode comprometer o foco e a produtividade se o profissional não souber se organizar

Bons Fluidos Publicado quarta 5 agosto, 2020

Trabalhar de casa pode comprometer o foco e a produtividade se o profissional não souber se organizar
Veja algumas dicas práticas para melhorar sua produtividade no home office - Pexels/ Marcus Aurelius

O novo momento que vivenciamos exigiu mudanças drásticas na rotina de muitos trabalhadores. Nem todas as profissões puderam adotar o home office como modelo de trabalho para evitar a contaminação pela Covid-19, no entanto, por conta da quarentena, muitos profissionais, acostumados a trabalhar no escritório, tiveram que enfrentar o desafio de trabalhar de casa, mantendo o mesmo foco que tinham no ambiente profissional. 

Enquanto alguns profissionais amaram o novo conceito de trabalho durante a pandemia, outros sentiram dificuldade em se adaptar ao home office por conta de fatores como distrações do lar e a falta de um ambiente suficientemente calmo e tranquilo para realizar as atividades. 

+ VEJA TAMBÉM: Como obter sucesso em uma entrevista de emprego online: especialista em recolocação profissional entrega 8 dicas essenciais

Essas dificuldades comprometeram a produtividade de alguns profissionais, no entanto, selecionamos 6 dicas práticas que podem mudar a forma como alguns trabalhadores enxergam o home office. 

1) Estabeleça uma rotina com horários: é fundamental manter uma rotina de horários e tarefas para manter foco no que realmente importa durante um determinado momento. Se não houver uma rotina, dificilmente será possível cumprir a agenda de tarefas.

2) Procure um ambiente tranquilo para trabalhar: ambientes barulhentos e suscetíveis as distrações podem arruinar a concentração e consequentemente diminuir a produtividade no trabalho. 

3) Desligue-se das distrações: trabalhar de casa parece muito mais tentador as distrações como, por exemplo, a televisão ou redes sociais. Para algumas pessoas, essas distrações podem ser demandadas pelos filhos, neste caso, volte ao item 1 e estabeleça tarefas e momentos para dar atenção aos pequenos.  

4) Cumpra as pausas: não esqueça de almoçar e dar um tempinho do trabalho. Muitos profissionais acabam esquecendo do horário de almoço e não dão a pausa necessária para as distrações saudáveis. 

5) Crie um escritório com layout funcional e confortável: se possível, invista em uma estação de trabalho bem organizada acompanhada de uma cadeira confortável para evitar problemas como dores na coluna, por exemplo. 

6) Troque o pijama por uma roupa confortável:  ficar de pijama durante o trabalho pode colaborar para que você se distraia e não entre no clima do trabalho. Vista-se com uma roupa confortável para garantir uma melhor produtividade. 
 

Último acesso: 27 Sep 2020 - 22:45:38 (1043188).