Como obter sucesso em uma entrevista de emprego online: especialista em recolocação profissional entrega 8 dicas essenciais

Carolina Martins aponta para quais detalhes os entrevistados devem se atentar

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quinta 16 julho, 2020

Carolina Martins aponta para quais detalhes os entrevistados devem se atentar
Esteja preparado para a sua entrevista online - Freepik/ Pressphoto

Com a pandemia do novo coronavírus, fomos forçados a aprender a viver o 'novo normal' de forma muito rápida.

De repente, muitas pessoas tiveram que adaptar seus lares para o home office e reuniões online, e, outras tantas, que procuravam emprego, precisaram se arriscar nas entrevistas por vídeo!

Mas com a taxa de desemprego tão alta no Brasil e no mundo, e com a concorrência pelas vagas disponíveis no mercado, não dá para perder a chance diante de uma entrevista de emprego por conta de problemas com a tecnologia, não é mesmo?

+ VEJA TAMBÉM: Pense positivo: você consegue! Especialista dá 5 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Por isso, conversamos com Carolina Martins, especialista em recolocação profissional do projeto Máquina de Empregos, que elencou 8 dicas para quem tem (ou terá) uma conversa por vídeo com recrutadores e quer se sair bem!

Confira:

1) Teste a plataforma: mesmo que a entrevista seja por um aplicativo que você conhece, fazer um teste antes para ver se tudo está de acordo é fundamental.  Cheque o microfone, a imagem, as opções de compartilhar arquivos e todas as principais funcionalidades. Caso seja em uma plataforma que você não conhece (por isso sempre pergunte antes) instale com antecedência e busque informações sobre como ela funciona para não ter surpresas na hora da entrevista. 

2) Imagem apropriada: O formato da entrevista pode ser diferente, mas a situação é a mesma: uma entrevista de emprego. Por isso, se arrume como faria caso fosse presencial e também se preocupe com o que irá aparecer do ambiente durante a conversa. Você não precisa ter um escritório incrível em casa, mas se for fazer no quarto deixe a cama arrumada, ou caso seja na cozinha, deixe os armários todos fechados e assim por diante.

+ VEJA TAMBÉM: Atualize seu currículo: confira os 6 erros mais cometidos e saiba como evitá-los; É hora de se destacar nas seletivas!

3) Pesquise a empresa: Esse é um momento de ainda mais concorrência no mercado de trabalho que não abre espaço para novas chances. Por isso, pesquise sobre a história da empresa, as dificuldades e oportunidades que ela tem tido nesta pandemia e o principal, como ela funciona, o que produz ou quais serviços presta, seus clientes, políticas e cultura de trabalho. Com essas informações, você estará muito mais preparado para mostrar de que forma pode somar para o crescimento dela. 

4) Avise todos da casa: Parece óbvio, mas a quantidade de pessoas sendo interrompidas por crianças e até animais de estimação é uma prova de que nunca é demais reforçar. Avise todos da casa que precisará da cooperação no momento e, se possível, se tranque no ambiente onde fará a reunião para diminuir chances de isso acontecer.  

5) Esteja preparado: A Pandemia trouxe mudanças pessoais, econômicas e profissionais – pra você e para todos – por isso se prepare para perguntas sobre quais são suas metas diante do cenário atual, quais transformações repensou para sua carreira e como tem se preparado para as novas formas de trabalho. O mercado quer pessoas que tragam um novo oxigênio e novas ideias para enfrentar o cenário. 

6) Mantenha o contato visual: Feche as páginas para que sua atenção não seja desviada para notificações de e-mails e conversas das redes sociais. Mantenha o contato visual durante toda a conversa exatamente como faria se a mesma fosse presencial. 

7) Cuidado com o delay: Na conversa online pode ocorrer o que chamamos de delay, onde a pessoa fala, mas demora alguns segundos para chegar até você. Fique atento às expressões do entrevistador para ter certeza de que ele terminou e aí você responde, evitando assim que um fique interrompendo o outro e fique um clima constrangedor. 

8) Tenha plano B: A imagem travar, o som falhar, conexão cair... Isso tudo pode acontecer, por isso antes do começo da entrevista pergunte se, caso algum problema ocorra, qual outra plataforma vocês podem continuar o papo (por vídeo do Whats, por exemplo). Problemas podem ocorrer, mas o importante é ter uma solução preparada. Isso mostra que você se preparou para a entrevista, isso conta pontos. 
 

Último acesso: 25 Oct 2020 - 21:41:10 (1043084).