Publicidade

Como obter sucesso em uma entrevista de emprego online: especialista em recolocação profissional entrega 8 dicas essenciais

Carolina Martins aponta para quais detalhes os entrevistados devem se atentar

Esteja preparado para a sua entrevista online – Freepik/ Pressphoto

Com a pandemia do novo coronavírus, fomos forçados a aprender a viver o ‘novo normal’ de forma muito rápida.

Publicidade

De repente, muitas pessoas tiveram que adaptar seus lares para o home office e reuniões online, e, outras tantas, que procuravam emprego, precisaram se arriscar nas entrevistas por vídeo!

Mas com a taxa de desemprego tão alta no Brasil e no mundo, e com a concorrência pelas vagas disponíveis no mercado, não dá para perder a chance diante de uma entrevista de emprego por conta de problemas com a tecnologia, não é mesmo?

+ VEJA TAMBÉM: Pense positivo: você consegue! Especialista dá 5 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Por isso, conversamos com Carolina Martins, especialista em recolocação profissional do projeto Máquina de Empregos, que elencou 8 dicas para quem tem (ou terá) uma conversa por vídeo com recrutadores e quer se sair bem!

Publicidade

Confira:

1) Teste a plataforma: mesmo que a entrevista seja por um aplicativo que você conhece, fazer um teste antes para ver se tudo está de acordo é fundamental.  Cheque o microfone, a imagem, as opções de compartilhar arquivos e todas as principais funcionalidades. Caso seja em uma plataforma que você não conhece (por isso sempre pergunte antes) instale com antecedência e busque informações sobre como ela funciona para não ter surpresas na hora da entrevista. 

2) Imagem apropriada: O formato da entrevista pode ser diferente, mas a situação é a mesma: uma entrevista de emprego. Por isso, se arrume como faria caso fosse presencial e também se preocupe com o que irá aparecer do ambiente durante a conversa. Você não precisa ter um escritório incrível em casa, mas se for fazer no quarto deixe a cama arrumada, ou caso seja na cozinha, deixe os armários todos fechados e assim por diante.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Atualize seu currículo: confira os 6 erros mais cometidos e saiba como evitá-los; É hora de se destacar nas seletivas!

3) Pesquise a empresa: Esse é um momento de ainda mais concorrência no mercado de trabalho que não abre espaço para novas chances. Por isso, pesquise sobre a história da empresa, as dificuldades e oportunidades que ela tem tido nesta pandemia e o principal, como ela funciona, o que produz ou quais serviços presta, seus clientes, políticas e cultura de trabalho. Com essas informações, você estará muito mais preparado para mostrar de que forma pode somar para o crescimento dela. 

4) Avise todos da casa: Parece óbvio, mas a quantidade de pessoas sendo interrompidas por crianças e até animais de estimação é uma prova de que nunca é demais reforçar. Avise todos da casa que precisará da cooperação no momento e, se possível, se tranque no ambiente onde fará a reunião para diminuir chances de isso acontecer.  

Publicidade

5) Esteja preparado: A Pandemia trouxe mudanças pessoais, econômicas e profissionais – pra você e para todos – por isso se prepare para perguntas sobre quais são suas metas diante do cenário atual, quais transformações repensou para sua carreira e como tem se preparado para as novas formas de trabalho. O mercado quer pessoas que tragam um novo oxigênio e novas ideias para enfrentar o cenário. 

6) Mantenha o contato visual: Feche as páginas para que sua atenção não seja desviada para notificações de e-mails e conversas das redes sociais. Mantenha o contato visual durante toda a conversa exatamente como faria se a mesma fosse presencial. 

7) Cuidado com o delay: Na conversa online pode ocorrer o que chamamos de delay, onde a pessoa fala, mas demora alguns segundos para chegar até você. Fique atento às expressões do entrevistador para ter certeza de que ele terminou e aí você responde, evitando assim que um fique interrompendo o outro e fique um clima constrangedor. 

Publicidade

8) Tenha plano B: A imagem travar, o som falhar, conexão cair… Isso tudo pode acontecer, por isso antes do começo da entrevista pergunte se, caso algum problema ocorra, qual outra plataforma vocês podem continuar o papo (por vídeo do Whats, por exemplo). Problemas podem ocorrer, mas o importante é ter uma solução preparada. Isso mostra que você se preparou para a entrevista, isso conta pontos.