Pense positivo: você consegue! Especialista dá 5 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Especialista em recolocação Carolina Martins lista um guia para você se preparar 

Redação Bons Fluidos Publicado quarta 3 junho, 2020

Especialista em recolocação Carolina Martins lista um guia para você se preparar 
Saiba tudo que você precisa entender para ir bem em uma entrevista de emprego - Freepik

A crise do Covid-19 aumentou ainda mais a taxa de desemprego no Brasil e no mundo, e consequentemente, a concorrência pelas vagas disponíveis no mercado, por isso, não dá para perder a chance diante de uma entrevista de emprego.

Pensando nisso, conversamos com a especialista em recolocação Carolina Martins, que elencou as cinco dicas mais importantes para você se preparar para esse momento e aumentar suas chances de ser escolhido. 

1) Estude o seu currículo

"O momento da entrevista nada mais é do que uma validação daquilo que você colocou no seu currículo. O documento irá abrir as portas para você conseguir o encontro, mas o que te faz de fato ser contratado, ou ir às novas etapas do processo seletivo, é a entrevista. Infelizmente, muitos candidatos não conseguem contar ao recrutador, aquilo que está descrito em seu currículo, falar de suas experiências e formações, por isso é importante estudar aquilo que você apresentou". 

2) Conheça a empresa

"Qual a missão, valores e visão da empresa para a qual você aplicou currículo? O que fazem e como fazem? Qual a cultura da empresa, como eles se posicionam? Perguntas como ‘por que você quer trabalhar aqui?’ são feitas para que o avaliador compreenda o quanto você se preparou para aquele encontro". 

3) Alinhe sua experiência com o que pede a vaga

"Muitas vezes as pessoas se apegam à carreira e durante a entrevista, começa a falar o que é mais importante para si e não para o entrevistador. Tome cuidado com isso. Alinhe o descritivo da vaga com as competências do seu currículo. Quanto mais relação entre as suas experiências com as necessidades da vaga, maiores as chances de você ser contratado. É claro que isso precisa ser de verdade, mentir no currículo é um dos fatores que mais reprovam candidatos".  

4) Liste seus resultados

"Os candidatos costumam focar nas tarefas que realizavam e não no que elas geraram de resultados e isso é um erro. Isso porque, tarefas fazem parte de todas os cargos, o que irá de diferir dos outros candidatos é mostrar o que você gerar a partir daquilo". 

5) Crie conexão com recrutador

"Isso é o que chamamos de criar um rapport, ou seja, gerar uma sintonia com o analisador, para que a conversa flua muito melhor e aumenta as suas chances. Isso é feito logo nos primeiros minutos de conversa, de forma sutil, e algumas das formas de você conquistar isso é olhando nos olhos enquanto conversa, chamá-lo pelo nome, sorrir. A ideia é criar um ambiente amigável e diminuir as chances de você ficar nervoso – que com certeza comprometeria o seu desempenho". 

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:19:55 (1042830).