Publicidade

Videogame x saúde mental: estudo aponta que jogos são benéficos para a mente

Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmam que jogos podem ser benéficos especialmente na quarentena

Cientistas apontaram que jogos de videogame podem estar relacionados a sensação de bem-estar – Pexels

De encontro com o que muita gente acreditava, um estudo recente apontou que jogar videogame pode ser benéfico para a saúde mental. 

Publicidade

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e publicado nesta segunda-feira, 16, apontou que pessoas que passam mais de quatro horas por dia em média jogando “Animal Crossing”, por exemplo, comentaram estar mais felizes.

+ VEJA TAMBÉM: Os efeitos colaterais da quarentena para a saúde mental

Autores da pesquisa relataram que, embora existam muitos rumores sobre a relação entre vício e videogames, os jogos podem trazes sensação de bem-estar e melhora da saúde mental. 

“Ao contrário dos temores generalizados de que muito tempo gasto jogando videogame pode gerar vício e prejudique a saúde mental, encontramos uma pequena correlação entre jogos e bem-estar”, disse um dos autores do estudo.

Publicidade

Em entrevista à Agence France Press (AFP), Matti Vuorre, um dos autores do estudo, apontou que em momentos de confinamento e distanciamento social, os jogos de vídeo game podem ser uma saúde para os encontros: “Nossos resultados são a favor da ideia de que os jogos online oferecem uma alternativa satisfatória aos encontros frente a frente neste momento excepcional”. 

+ VEJA TAMBÉM: Teste de linguagem poderá antecipar o risco de Alzheimer, diz estudo

Os cientistas avaliaram jogos que não envolvem violência como “Animal Crossing” da Nintendo e “Plants vs. Zombies” da Electronic Arts, garantem a possibilidade de encontros virtuais, muito importantes durante a pandemia de Covid-19.

Publicidade