Publicidade

Você sabe quais são os países mais felizes do mundo?

O Relatório Mundial da Felicidade, feito pela ONU, elencou os países mais felizes do mundo em 2022; a Finlândia ocupa o topo da lista

Você sabe quais são os países mais felizes do mundo?
Você sabe quais são os países mais felizes do mundo? – Foto de Daniel Spase no Pexels

O Relatório Mundial da Felicidade é feito pela ONU e, em 2022, chegou à sua 10º edição. Nele, pesquisadores concluem quais são os 10 países mais felizes do mundo. Para chegarem a esses resultados, pesquisas globais relacionadas com a qualidade de vida das pessoas ao redor de 150 países são feitas. Neste ano, a Finlândia ocupa a primeira colocação.

Publicidade

Veja o ranking dos países mais felizes

“Há uma década, governos de todo o mundo expressaram o desejo de colocar a felicidade no centro da agenda de desenvolvimento global e adotaram uma resolução da Assembleia Geral da ONU para esse fim […] O Relatório Mundial da Felicidade surgiu dessa determinação mundial de encontrar o caminho para um maior bem-estar global. Os líderes mundiais devem prestar atenção. A política deve ser dirigida, como os grandes sábios há muito insistiram, para o bem-estar do povo, não para o poder dos governantes”, foi o que explicou o economista da ONU, Jeffrey Sachs.

Durante esses 10 anos de análise, os países que mais se destacaram nessa pesquisa foram Sérvia, Bulgária e Romênia. Mas, nos últimos 5 anos, a Finlândia ocupou a primeira colocação em todos. Em 2022, o Brasil está na posição 38º. Na América do Sul, o Uruguai é o melhor colocado, em 30º.

Segundo a pesquisa, nesse último ano, as pessoas também ficaram mais empáticas. Ajudar estranhos, voluntariado e doações aumetaram 25% em 2021 em todas as partes do mundo, considerando o cenário pré-pandemia. A motivação para este aumento de empatia, de acordo com os pesquisadores, pode ter vindo justamente da realidade pandêmica.

Confira os 10 países mais felizes do mundo:

Publicidade

1 — Finlândia
2 — Dinamarca
3 — Islândia
4 — Suíça
5 — Holanda
6 — Luxemburgo
7 — Suécia
8 — Noruega
9 — Israel
10 — Nova Zelândia