Yoga do riso: conheça a prática que reúne pessoas apenas para rirem juntas enquanto praticam yoga
Segundo o inventor da prática, o Yoga do riso promove inúmeros benefícios para a saúde física e mental

Segundo o inventor da prática, o Yoga do riso promove inúmeros benefícios para a saúde física e mental
Pode parecer estranho, mas algumas pessoas se reúnem apenas para rirem juntas sem um motivo específico e afirmam sentir efeitos positivos incríveis na saúde e qualidade de vida, no entanto, a terapia do riso não é uma prática recente.
Sob o lema “nós não rimos porque somos felizes, somos felizes porque rimos”, o clínico geral e terapeuta de Mumbai, na Índia, o Dr. Madan Kataria criou em 1995 o yoga do riso depois de perceber que alguns de seus pacientes se curavam mais rápido quando estavam de bom-humor.
Já que a risada é constantemente associada ao bom-humor, que também está presente em pessoas com a saúde emocional em dia o Dr. Kataria decidiu fundar um clube do riso, onde pessoas se reuniam para rirem juntas sem que houvesse um gatilho.
A primeira sessão acontecem em um parque em março de 1995 e a terapia do riso se popularizou tanto, que acabou expandindo as fronteiras até chegar em países em outros continentes, como no Brasil, onde a prática já tem muitos adeptos.
O yoga do riso ou “hasya yoga” em sânscrito entrou para a lista dos 22 tipos de yoga e combina posições de ioga, respiração como o pranayama, alongamentos e muitas risadas. Com tantos benefícios, fica difícil sair triste de uma das sessões yoga do riso.
Embora poucas pesquisas clínicas tenham sido feitas até agora, Kataria defende que o Yoga do Riso alivia o estresse, aumenta a imunidade, combate a depressão e, eventualmente, transforma as pessoas em pensadores mais positivos.