bem-estar   / Autocuidado

Yoga para relaxar! Confira fotos de exercícios que podem ser feitos em casa durante a quarentena

Francisco Kaiut, idealizador do Método Kaiut Yoga, dá também algumas dicas para se distrair dentro de casa e evitar o tédio

Redação Bons Fluidos Publicado segunda 20 abril, 2020

Francisco Kaiut, idealizador do Método Kaiut Yoga, dá também algumas dicas para se distrair dentro de casa e evitar o tédio
Saiba como relaxar com um pouco de Yoga - Gui Gomes

Quando o assunto é coronavírus, logo já é associado ao termo quarentena.

Ficar dentro de casa até que a situação seja normalizada é o que as autoridades pedem para evitar a maior contaminação do vírus. Mas não é necessário encarar isso como forma de castigo, como diz Francisco Kaiut, idealizado do Método Kaiut de Yoga. 

“Ao invés de negar, vamos abstrair um pouco de nossas preocupações, aceitá-las e abraçá-las e quem sabe, mudar de foco”, diz o professor.

Você pode pensar que só séries, novelas e livros ajudam a distrair. Mas que tal pensar em um exercício que te ajude a relaxar também? 

Confira abaixo algumas posições da Yoga que ajudam a relaxar, a controlar a ansiedade e, claro, a passar o tempo de forma mais prazerosa.

+ VEJA TAMBÉM: Quarentena! Confira 4 perfis do Instagram que podem te ajudar a praticar Yoga dentro de casa

1. Pernas para cima na parede

Simples e efetivo, entrega benefícios para qualquer pessoa, em qualquer idade. Para os mais jovens, pode-se apoiar a coluna direto no chão; já os mais velhos, ou com alguma limitação de movimento, a cabeceira da cama é uma boa alternativa, “sempre com o travesseiro embaixo da cabeça para respeitar o formato natural da coluna”, reforça Francisco.

Exercícios de yoga para relaxamento: pernas para cima
Crédito das fotos: Gui Gomes


2. Sentar de pernas cruzadas

“Esta posição simples pode equilibrar grande parte dos danos biomecânicos da nossa vida moderna e do tempo que passamos sentados em cadeiras, carros ou aviões”, explica o encarregado pelo Método Kaiut Yoga. Sente-se sobre travesseiros ou no chão, a coluna deve repousar contra alguma parede, para gerar um estado mais passivo e mais efetivo. Feito isso, procure afastar levemente as suas panturrilhas e pés do seu quadril.

Yoga para relaxar: pernas cruzadas
Crédito das fotos: Fernando Fonini/ Gui Gomes


3. Grande abertura de pernas

Essa posição é um grande gerador de alívio para diversos desconfortos que surgem por estar sempre sentado. Com a coluna tocando uma parede, sentado sobre o chão ou sobre travesseiros, as pernas se afastam em uma grande abertura.

Yoga para relaxar: grande abertura de pernas
Crédito das fotos: Gui Gomes/ Fernando Fonini


4. Virasana

Essa posição consiste em ajoelhar-se no chão. “Apenas ajoelhe-se, e contemple a possibilidade de um dia ser um ser humano com mais de 90 anos podendo se ajoelhar no chão e sentir-se como uma criança”, explica Francisco. Se tiver dor quando for ajoelhar direto no chão, experimente fazer isso em cima de um tapete, e se tiver alguma questão já existente e não se sentir confortável de joelhos, comece apenas sentando em uma cadeira, e dê um passo curto com os pés juntos para mais perto de você. Dobre seus joelhos, eles foram feitos para isso. Não sinta dor alguma. 

Yoga para relaxar: Virasana
Crédito das fotos: Gabriela Rodrigues/ Gui Gomes


5. Fitas

Deite com a cabeça em um travesseiro, os dois joelhos dobrados e os pés no chão, pegue um cinto e passe na base dos dedos de um de seus pés, e esticando esse joelho, traga a perna para você, mantendo os joelhos na mesma altura. Traga o foco para a dobra do seu tornozelo pela frente, e repita na segunda perna.

“Essa posição serve como mais uma pérola do yoga antigo desenhada para lidar com desconfortos e sensações nas pernas e, também nas mãos, e podem te esclarecer vários pontos do seu corpo que já carecem de cuidado”, comenta o profissional.

Yoga para relaxar: alongamento com fitas
Crédito da foto: Gui Gomes

Francisco ainda finaliza com duas dicas:

1) Fique em cada posição enquanto se sentir confortável. No primeiro sinal de incômodo, pode alterar para a próxima.

2) “Traga o foco para sua saúde, com equilíbrio e reflexão sobre como ficar mais saudável para receber sem preocupações as surpresas que a vida nos traz. Aproveite este momento para focar e resgatar seu autocuidado e para cultivar seu único bem: seu corpo".

Último acesso: 27 Sep 2020 - 19:23:06 (1042590).