Publicidade

As muitas belezas da mulher

Nossa matéria de capa de maio fala sobre o resgate do feminino. Complementamos a reportagem da revista impressa falando sobre o projeto ‘Escolhi Mostrar Minha Beleza’. Nele, mulheres dos mais variados perfis são convidadas a revelar sua formosura em delicados ensaios de nu feminino

As muitas belezas da mulher – EMMB & Elisangela
Cada vez mais mulheres estão dispostas a aceitar a si mesmas e, mais que isso, apreciar e valorizar a própria formosura, livres da ditadura dos moldes pré-estabelecidos. E, acredite, esse processo pode ser vivido com delicadeza e poesia, a exemplo do projeto “Escolhi mostrar minha beleza” (www.escolhimostrarminhabeleza.com.br), lançado neste mês de abril pela jornalista, escritora e estilista Helena Verhagen, em parceria com o terapeuta corporal, professor de tantra – sabedoria milenar transmitida pelos shastras, escrituras indianas em sânscrito – e fotógrafo Ananda Prem, ambos de São Paulo.
O dueto promove ensaios fotográficos de nu feminino, com o mínimo de maquiagem, produção e tratamento de imagem e o máximo de sensibilidade e bom gosto. “As mulheres são muito críticas consigo mesmas e, consequentemente, insatisfeitas com suas vidas. Queremos mostrar que elas podem se aceitar e respeitar o próprio corpo, celebrando sua beleza única e seu verdadeiro amor próprio”, esclarece Helena, que tem percorrido uma longa caminhada de autoconhecimento a fim de resgatar seu feminino sagrado. Medicina ayurvédica, homeopatia, ioga e estudos de tantra abriram sua percepção para uma nova relação consigo mesma. Agora, ela quer que outras mulheres descubram os prazeres da liberdade interior. Por isso, estende o convite a todos os perfis e idades.
As fotos são feitas em locais escolhidos pelas fotografadas. Assim, elas ficam mais à vontade e confiantes. Segundo Helena, a inibição vai se dissipando à medida que as imagens vão revelando sutilezas de cada mulher, desvelando paisagens internas e modos de se expressar. Todo um repertório íntimo traduzido pelo corpo desnudo e reverenciado pelas lentes do sensível fotógrafo. Para entrar no clima, cada participante é convidada a completar as seguintes frases: Me amo quando…Para mim o feminino é… Me orgulho de ser mulher porque…Minha relação com meu corpo é…Um conselho que teria mudado a minha vida…
Até agora, seis “modelos” já foram clicadas, incluindo pessoas que superaram o câncer e também uma bailarina e ex-freira que fez do ensaio um renascimento. Já a decoradora e terapeuta holística paulistana Renata Saladino, 40 anos, aproveitou a oportunidade para homenagear suas ancestrais. “Venho de uma linhagem de mulheres muito fortes, que sobreviveram a guerras, passaram por casamentos difíceis, lutaram por seus filhos. Olhando para minhas avós, sinto orgulho de pertencer a uma linhagem que fez tanto numa época em que as mulheres não podiam fazer nada”, enaltece. Outras cinco candidatas aguardam na fila. “O curioso é que ao ver o resultado final a maioria solta o mesmo comentário: Virei uma deusa!”, conta a jornalista, dando uma calorosa risada.
Para participar, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Publicidade