Publicidade

Prece para o novo

Os rituais de renovação são uma homenagem ao que passou e uma celebração do que está por vir. Atos simbólicos que trazem conforto, serenidade, comunhão e beleza representam uma necessidade da alma para inaugurar com otimismo e alegria uma nova etapa da vida

Prece para o não – Shutterstock

O início de cada ano desperta em nós o impulso de “renascer”. Torcemos para que os próximos 12 meses nos tragam mais chances de conquistar o que não conseguimos no passado, e, ao mesmo tempo, nos mostrem os caminhos para novidades felizes. Os ritos de purificação, as oferendas para a realização de desejos e as simpatias de proteção se espalham, assim, pelos quatro cantos do mundo. Até quem não é chegado nessas práticas faz algo diferente da rotina nesse momento. A transição pede uma prece especial, alguns momentos de recolhimento ou uma reflexão – sobre o que ficou para trás, o que está em progresso, o que virá pela frente. Praticamente todo mundo ritualiza o começo do ano novo, como uma forma de se preparar para ele. “Os rituais dão a essa passagem de um ciclo para outro uma sensação de significado mais elevado, de profundidade, que está ligada à ideia de transformação”, explica a psicóloga junguiana Rita Diz Bueno, de São Paulo. 

Publicidade
Antigamente, esses rituais eram grupais, incluíam objetos e atos basicamente iguais para todos e faziam o indivíduo se sentir amparado pela comunidade. Hoje em dia, constituem mais uma vivência psíquica e estão relacionados à intenção pessoal de cada um. “Cada objeto ou comportamento envolvido em uma dessas cerimônias tem a intenção de mobilizar dentro de nós as qualidades positivas que atribuímos a ele”, explica Rita. É por isso que, quando feitos com fé e em um estado de espírito positivo, os rituais funcionam. Redirecionam o foco. 

Podem criar espaço para o novo, como o especialista em inteligência emocional Rodrigo Fonseca, autor do recém-lançado 21 Chaves para a Realização Pessoal (ed. Academia), sugere. “Levar assuntos pendentes para o ciclo que está começando tira nossa energia e torna mais difícil enxergar novas oportunidades”, destaca. É essa ideia, acrescenta ele, que está por trás de ações como limpar armários, jogar velharias fora ou doar o que não precisamos mais. Ritos também podem tirar o peso do coração ao lembrar que qualquer começo guarda em si sementes. E que teremos uma outra chance pela frente. Para ajudar a tornar a despertar essa intenção de bem-aventurança (o primeiro de janeiro, Réveillon, vem do francês réveiller, que significa despertar), sugerimos algumas práticas. Escolha uma que represente o momento para você e dedique-se a ela. Sem ansiedade, sem querer cumprir todas as promessas, sem a obrigação de fazer todos os rituais. Às vezes, é na miudeza de uma única atitude que se define um grande projeto. 
Chance para se perdoar
Culpa por não ter concretizado aquele projeto importante, arrependimento devido a uma decisão equivocada, vergonha ou remorso por atitudes nem sempre elogiáveis… “Essas emoções ocupam um espaço grande em nossa mente, e remoê-las apenas nos paralisa. Daí a importância de perdoarmos a nós mesmos. Assim, alcançamos a paz de espírito necessária para seguir em frente com a vida”, ensina o psicólogo americano Fred Luskin em seu livro O Poder do Perdão (ed. W11). 
Uma cerimônia que pode dar um sentido mais útil a essa bagagem incômoda e favorecer a entrada em 2016 mais leve é escrever uma carta para si mesmo, mas como se estivesse dirigindo-a a um amigo imaginário (trate-se por “você”). Não se preocupe se sua linguagem está correta ou não. O importante é que a carta seja gentil e amorosa. No conteúdo dela, lembre de dizer que ser humano é estar sujeito a fracassar e magoar os outros e que, embora você não tenha agido da maneira que considera ideal no passado, neste ciclo que começa agora, você tem a chance de se perdoar, aprender algo com seus erros e crescer. Guarde a carta em um envelope e, ao longo do ano, sempre que perceber que está remoendo os sentimentos negativos descritos acima, leia-a de novo.
Energias positivas com aromas
Aromatizar a casa ajuda a atrair bons fluidos para todos que nela vivem. Isso pode ser feito com o uso de óleos essenciais, que, segundo a psicóloga e aromatóloga Samia Maluf, exercem um efeito profundo no corpo e na mente ao serem inalados. “A fragrância e a estrutura molecular dos óleos ativam diretamente estruturas do cérebro que controlam o humor, as sensações físicas e o padrão energético”, diz ela, que ensina duas combinações eficazes: 
Para revitalizar-se mental e emocionalmente, coloque 5 gotas de óleo essencial de alecrim em um aromatizador elétrico. “Além de ter um agradável aroma de frescor, essa essência estimulará você a vislumbrar novos caminhos a trilhar em 2016”, garante Samia. Esse óleo também limpa o ambiente de energias negativas. Para celebrar com muito entusiasmo essa fase de recomeço, misture os seguintes óleos, também em um aromatizador elétrico: 3 gotas de óleo essencial de canela (antidepressivo), 10 gotas de óleo essencial de cipreste (revitalizante), 3 gotas de óleo essencial de cravo (restaura o bom humor), 5 gotas de óleo essencial de junípero (estimulante) e 10 gotas de óleo essencial de laranja (traz alegria). Delícia de cheirinho para fazer o ano nascer feliz.
A arte da gratidão
Em um famoso estudo publicado em 2003 no Journal of Personality and Social Psychology, nos Estados Unidos, os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro foi orientado a anotar cinco contrariedades ocorridas durante a semana; o segundo, cinco fatos que considerassem neutros (nem bons, nem ruins); e os membros do terceiro grupo anotariam cinco acontecimentos que os fizessem se sentir gratos. Após dez semanas, esses últimos eram os que demonstravam mais bem-estar emocional e diziam ter feito mais progressos do que de costume para alcançar seus objetivos. 
Para iniciar este ano honrando tudo que a vida lhe proporcionou de positivo em 2015, uma boa ideia é solenizar um momento de gratidão. Recolha-se em um ambiente tranquilo, respire devagar, relaxe o corpo e deixe a mente vagar por coisas que lhe deram prazer, contentamento e realização no ano que passou – sempre há algo a agradecer. Enxergar, andar, comer, acordar sem nenhuma dor, sentir o cheiro bom de uma flor, ter um teto para se abrigar, descobrir um talento, encontrar um amigo. A seguir, dentre esses acontecimentos, faça uma lista com os dez mais importantes, pelos quais você se sente especialmente grato. 
Vale um banho purificante
Esse banho com sachê funcionará como um estímulo poderoso para deixar 2015 ir embora sem deixar saudade. Em uma vasilha, misture 2 punhados de lúpulo, 1 punhado de jasmim, 1 punhado de fl ores de sabugueiro (essas três plantas você encontra em lojas de ervas e chás) e 2 punhados de erva-dos-gatos (conhecida como catnip, à venda em lojas de produtos veterinários). Coloque a mistura no centro de um pedaço quadrado de fi ló ou de tecido de algodão leve e amarre as pontas com uma fi ta. Após tomar o banho normalmente, prenda o sachê no chuveiro e deixe a água escorrer pelo corpo, do pescoço para baixo. Enquanto isso, mentalize seu fi rme propósito de se despedir das lembranças desagradáveis e dos sentimentos negativos ligados aos projetos que não deram certo. Retire o sachê do chuveiro e termine o banho com uma última enxaguada de água fresca. A receita é do especialista em magia das ervas Scott Cunningham, autor de O Livro Completo de Óleos, Incensos e Infusões (ed. Gaia).

Quer atrair a felicidade?
Uma das maneiras de renovar as energias da casa e mandar embora os conflitos, desavenças e desventuras do passado é recorrer ao fogo – elemento de transmutação. “Os encantamentos com velas conferem a quem os pratica um sentimento de poder e controle, e isso ajuda a pessoa a se sentir melhor em relação a si mesma”, escreve a canadense D. J. Conway, em seu livro Velas — Magia e Ritual (ed. Nova Era). Ela garante que, ao fazer esse encantamento, coisas maravilhosas tendem a acontecer. Veja a seguir como proceder. Se quiser, pode também dar preferência a uma noite de lua cheia ou crescente para o ritual, como a autora sugere.

MATERIAL NECESSÁRIO 
• 3 velas (1 cor-de-rosa, 1 azul-clara e 1 dourada) 
• Óleo essencial de lírio-do-vale 
• Incenso de jasmim 
• 1 pedra de ágata e 1 de ametista 
• Um prego pequeno 
• Uma flor que represente a felicidade para você
MODO DE FAZER 
1. Acenda o incenso e coloque-o sobre uma mesinha (longe de cortinas).
 2. Com o preguinho ou outro objeto pontiagudo, escreva a palavra “amor” na vela rosa, “paz” na azul-clara e “sucesso” na dourada. 
3. Unte as velas com o óleo, no sentido do pavio para a base, e a seguir limpe as mãos. 
4. No centro da mesinha, coloque a flor. 
5. Disponha as velas na forma de um triângulo: a dourada no alto, a cor-de-rosa na base à esquerda e a azul-clara na base à direita. 
6. Coloque a ágata entre a vela dourada e a cor-de-rosa, e a ametista entre a vela dourada e a azul-clara. 
7. Acenda a vela dourada primeiro. Depois as outras. 
8. Entoe em voz alta, três vezes, o seguinte pedido: “Abra minha vida para a alegria. Encha minha vida com o milagre da paz e do amor. Abra meus olhos para a felicidade que está chegando. Torne-me consciente de todo o bem que entra na minha vida”. 
9. Deixe as velas queimarem completamente e jogue a cera fora.
Proteção para o lar
Para proteger sua casa do baixo-astral e atrair a sorte em 2016, você pode recorrer à radiestesia. “Tudo que existe — o solo, os ambientes, os objetos e os seres vivos — emana irradiações, muitas das quais nos deixam energeticamente desequilibrados. Através de gráficos da radiestesia, é possível corrigir tais desequilíbrios, protegendo o lar da negatividade e trazendo mais qualidade de vida a seus moradores”, explica a terapeuta holística Ieda Perez, de São Paulo. 
O gráfico dos nove círculos (você pode comprar em lojas de produtos esotéricos ou baixar da internet) deve ser colocado do lado de dentro da porta de entrada, sendo indicado tanto para proteção das pessoas que vivem com você como dos bens materiais que se encontram na residência. Já o gráfico Yeshua, além de proteger o lar, serve para ajudar na superação de situações difíceis vividas por qualquer membro da família, nas áreas de saúde, prosperidade, trabalho ou relacionamentos. “Como o início do ano é o período ideal para começar a usá-lo, você também pode fazer pedidos e reafirmar desejos”, acrescenta a terapeuta, lembrando que, quando observado constantemente, o gráfico tem seu efeito potencializado. Assim, coloque-o num local visível e, sempre que passar por perto, lembre-se daquilo que você espera dele. 
Que tudo se realize
Esta técnica de visualização proposta pela professora Fátima Valverde Gimenez pode ser dirigida para a área financeira, profissional, da saúde ou dos relacionamentos. Deve ser feita diariamente, de preferência pela manhã, ao acordar, ou à noite, ao se deitar. 
• Sentado e de olhos fechados, respire fundo. 
• Dê uma ordem de relaxamento a cada uma das partes de seu corpo, numa sequência que começa nos pés e termina no alto da cabeça. Ao fazer isso, perceba que os músculos vão se distendendo e que você se sente cada vez mais tranquilo e relaxado.
• Imagine a situação desejada com todos os detalhes. Se seu desejo é arrumar um emprego, visualize-se numa empresa e com um salário que satisfazem às suas necessidades. Veja-se feliz nesse local, rodeado de pessoas que querem sua presença ali. Caso deseje criar mais harmonia em família, pense em uma cena agradável, como um jantar farto e saboroso, onde estão todos alegres, tratando-se com gentileza.
• Procure perceber os sentimentos positivos que surgem com a visualização e imagine que os está emanando em direção ao Universo. Enquanto faz isso, concentre-se na certeza de já ter conseguido realizar seu desejo. Quando sentir que conseguiu expressar exatamente o que quer, finalize a visualização e respire profundamente.
Conexão com a abundância
Segundo Márcia De Luca, especialista em ioga, meditação, ayurveda e uma das idealizadoras do movimento Yoga pela Paz, o começo do ano é um bom momento para reverenciar o arquétipo energético da abundância que existe em cada um de nós através da representação de Lakshmi. Para começar, pegue várias velinhas – seremos beneficiados pelo poder de transformação do fogo propriamente dito – e aromatize o ambiente com óleo essencial de ilangue-ilangue. Lakshmi é também a deusa do amor e da sensualidade e fica inebriada com esse perfume! Faça uma lista dos seus desejos. Concentre-se por alguns instantes e conecte-se com esse poder dentro de você, mentalize com firmeza de propósito tudo o que você quiser. Faça várias inspirações e expirações profundas para se acalmar e se concentrar ainda mais. Agora levante-se e coloque as velinhas na borda do seu terraço ou nas janelas. Assim, elas amplificam sua oferenda com muito amor e leveza no coração. Quando esse sentimento prevalece em nossas decisões, todos os outros desejos vêm juntos.