Publicidade

Estresse mental: como evitar o esgotamento e ter um ano mais tranquilo

Na coluna dessa semana, a espiritualista Cigana Kelida listou 10 soluções acessíveis para lidar com o estresse mental no dia a dia

Estresse mental: como evitar o esgotamento e ter um ano mais tranquilo
Estresse mental: como evitar o esgotamento e ter um ano mais tranquilo – Pexels

O estresse é a primeira reação que temos quando nos sentimos sob pressão ou ameaçados. Geralmente acontece quando nos vemos em uma situação que sentimos que não poder administrar ou controlar algo. Sabe quando você sente que tem muitas responsabilidades, e simplesmente não consegue concluir nenhuma? Frente à instabilidade, o estresse virá.

Publicidade

Se você está estressado, pode se sentir irritado, zangado, impaciente ou nervoso. Sobrecarregado ou sobrecarregado. Ansioso, nervoso ou com medo. E o que você pode fazer para lidar com o estresse no dia a dia? É justamente sobre isso que falarei com vocês hoje: listarei 10 dicas para acabar com o esgotamento na rotina e, assim, ter um ano mais saudável mentalmente.

O que você pode fazer para lidar com o estresse?

1. Ser ativo

O exercício não vai fazer desaparecer o estresse, mas pode reduzir um pouco da intensidade emocional que você está sentindo, clareando seus pensamentos e permitindo que você lide com seus problemas com mais calma. Agora é a hora de investir naquilo que gosta: academia, caminha, conversa com os amigos, aulas diversas.

2. Assumir o controle

Se você acha que não pode fazer nada sobre o seu problema, seu estresse pode piorar. Essa sensação de perda de controle é uma das principais causas de estresse e falta de bem-estar. O ato de assumir o controle é, em si, fortalecedor e é uma parte crucial para encontrar uma solução que satisfaça você e não outra pessoa.

3. Conecte-se com as pessoas

Uma boa rede de apoio formada por colegas, amigos e familiares pode aliviar seus problemas de trabalho e ajudá-lo a ver as coisas de uma maneira diferente. As atividades que fazemos com os amigos podem nos ajudar a relaxar e aliviar o estresse. Conversar com um amigo também pode ajudá-lo a encontrar soluções para seus problemas.

Publicidade

4. Desafie-se

Definir metas e desafios, seja no trabalho ou fora dele, como aprender um novo idioma ou um novo esporte, pode ajudar a aumentar a confiança. Isso pode ajudá-lo a lidar com o estresse. Também pode fazer você querer fazer coisas e ser ativo.

5. Evite hábitos pouco saudáveis

Não confie no álcool, fumo e cafeína como formas de lidar com a situação. Eles podem fornecer alívio temporário, mas, a longo prazo, essas muletas não resolverão seus problemas. Eles apenas criarão novos estresses. É melhor atacar a causa do seu esgotamento ao invés de escondê-lo debaixo do tapete.

6. Ajudar outras pessoas

As evidências mostram que as pessoas que ajudam outras por meio de atividades como voluntariado ou trabalho comunitário, geralmente se tornam mais resilientes. Se você não tem tempo para ser voluntário, tente fazer um favor a alguém todos os dias. Pode ser algo tão pequeno quanto ajudar alguém a atravessar a rua ou sair para tomar café com os colegas.

Publicidade

7. Tente ser positivo

Procure os aspectos positivos da vida e as coisas pelas quais você é grato. Tente anotar 3 coisas que correram bem, ou pelas quais você é grato, no final de cada dia é uma ótima ideia!

Como a espiritualidade pode ajudar no alívio do estresse?

8. Sinta um senso de propósito

Cultivar sua espiritualidade pode lhe ajudar a descobrir o que há de mais significativo em sua vida. Ao esclarecer o que é mais importante, você pode se concentrar menos nas coisas sem importância e eliminar o estresse.

9. Conecte-se com o mundo

Quanto mais você sente que tem um propósito no mundo, menos solitário você pode se sentir – mesmo quando está sozinho. Isso pode levar a uma valiosa paz interior durante tempos difíceis.

Publicidade

10. Expanda sua rede de apoio

Quer você encontre espiritualidade em uma igreja, mesquita ou sinagoga, templo, terreiro em sua família ou em caminhadas pela natureza com um amigo, esse compartilhamento de expressão espiritual pode ajudar a construir relacionamentos.

Seja feliz!

Kelida.

Publicidade