Publicidade

Aos 12 anos, brasileiro descobre asteroides e ganha prêmio da Nasa

Raul Aires, de 12 anos, teve acesso a imagens de satélites e até ganhou um certificado da Nasa; os asteroides que o estudante descobriu estão localizados entre Marte e Júpiter

Aos 12 anos, brasileiro descobre asteroides e ganha prêmio da Nasa
Aos 12 anos, brasileiro descobre asteroides e ganha prêmio da Nasa – Reprodução/TV Globo

Raul Aires, de 12 anos, mora em Carpina, município no interior de Pernambuco. Recentemente, o estudante de escola pública descobriu dois asteroides e recebeu um certificado da Nasa, dos Estados Unidos. Mesmo tão novo, Raul conseguiu fazer a descoberta: ele usou um computador, teve acesso a imagens de mega telescópio da agência localizado no Havaí, a 14 mil quilômetros do lugar onde ele vive.

Publicidade

Estudante de 12 anos recebe certificado da Nasa

As informações foram divulgadas no Jornal Hoje, da TV Globo. Em entrevista concedida ao jornal, Raul contou que os asteroides descobertos por ele ficam entre Marte e Júpiter. “Eu fiquei muito feliz no dia, mostrei para os meus pais… E eu contribuí bastante com a ciência, e eu fiquei feliz com isso. É bom porque você passa o tempo e ainda assim você ajuda muito a ciência”, disse.

Raul conseguiu localizar os fragmentos porque a Nasa tem um programa que incentiva as descobertas espaciais feito por meio do Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, que recruta voluntários de muitos países. Em 2 anos, quase 13 mil estudantes brasileiros já conseguiram descobrir 1737 asteroides.

Mas, após identificar o asteroide, o que a pessoa deve fazer? Ela envia, para a Nasa, o tamanho, a localização e a velocidade. Antes de confirmar a descoberta, os profissionais da agência conferem todo o processo. “Ele não pesquisa apenas o básico. Ele pesquisa a parte mais avançada daquela coisa que ele quer aprender”, disse o pai de Raul, todo orgulhoso!

O avô do estudante, sr. Carlos Aires, decidiu expor o orgulho do neto em versos. Ele fez um poema para Raul: “Quem nasceu para voar até o céu como limite, assim é nosso Raul, bote fé e acredite! Louco por aviação e estuda, na intenção, de ser piloto algum dia! Também tem outro fascínio: de conquistar o domínio na arte da astronomia”.

Publicidade

O que é, afinal, um asteroide?

Asteroides são rochas que circulam pelo espaço e vez ou outra se chocam com planetas e satélites naturais, sendo corpos celestes de formação metálica que orbitam o Sol. Não são classificados como planetas porque não possuem tamanho suficiente para tal. A maioria deles está concentrada entre as órbitas de Marte e Júpiter, região denominada de cinturão de asteroides.