Publicidade

Apagão global! Bug tira Facebook, WhatsApp e Instagram do ar; entenda o que aconteceu

Aplicativos de Mark Zuckerberg saíram do ar nesta segunda-feira, 04; empresa se pronunciou no Twitter; veja

Redes sociais que pertencem ao Facebook saíram do ar nesta segunda-feira, 04 – Unsplash/ Jeremy Bezanger

A segunda-feira, 04, começou conturbada para os usuários das redes sociais de Mark Zuckerberg, isso porque o Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp saíram do ar por volta das 12h (horário de brasília) em todo o mundo. 

Publicidade

O “apagão” das redes pode ter parecido à princípio um problema de conexão, até você perceber que todos os seus contatos também não conseguiam acessar, enviar mensagens ou fazer publicações nas redes sociais.

Milhões de internautas mundo afora comentaram sobre o assunto no Twitter, que não pertence ao Facebook e estava funcionando normalmente. No Twitter Brasil, não faltaram memes para ironizar a situação:

Sem dar muitos detalhes sobre o motivo do bug, o Facebook fez um pronunciamento por meio do Twitter e informou aos usuários que estão cientes sobre o “apagão”. 

Publicidade

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, publicou a empresa, que é dona do Messenger, WhatsApp e Instagram. 

Após 7 horas fora do ar, as redes foram reestabelecidas e a empresa se pronunciou novamente pedindo desculpas pelo ocorrido: “Para a enorme comunidade de pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar.”. 

Mas o que causou o problema?

Publicidade

Segundo o vice-presidente da empresa de servidores Cloudflare, a queda do Facebook pode ter relação com DNS. Em uma publicação no Twitter, ela disse que: “Parece que as rotas BGP [do Facebook] foram retiradas da Internet. “Comecei a ver muitas falhas nos últimos 20 minutos”, completou ele na publicação.

Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance. Ou seja, quando você tenta acessar o link ou o app da rede, o DNS não permite o acesso.