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Crise de ansiedade pode ser aliviada mesmo quando você está sozinho – Unsplash/ Fernando Cferdo

Conviver com a ansiedade não é fácil, especialmente quando não há ninguém por perto para ajudar.

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Ela surge repentinamente, muitas vezes sem um motivo específico, e provoca uma série de sintomas desconfortáveis e desesperadores: suor frio, tremores, batimentos cardíacos acelerados, náuseas, mente inquieta, entre outros sintomas. 

Felizmente existe tratamento para o Transtorno de Ansiedade Generalizada e o debate sobre saúde mental ganhou mais espaço na sociedade. Cada vez mais pessoas têm compartilhado como aliviam os desconfortos no momento da crise e ajudam umas às outras a lidar com o problema sozinho. 

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A melhor maneira de começar a tratar a TAG é buscando ajuda com um profissional, mas quando a crise aparecer enquanto você não está na presença de outras pessoas que poderiam te ajudar, não se desespere e tente realizar ao menos uma das três tecnicas listadas abaixo:

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1. Técnica do gelo

Uma dica simples está ajudando muitas pessoas no momento das crises. Ainda não se sabe ao certo quem inventou o método, que pode funcionar para algumas pessoas e para outras não. Seu intuito é fazer com que o paciente que está prestes a ter uma crise ou já está enfrentando uma consiga se distrair e sair do problema mais facilmente. 

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A técnica é muito simples e baseia-se apenas em colocar um cubo de gelo na boca. Embora pareça ineficiente, a presença do gelo fará com que a mente e o corpo do indivíduo desviem sua atenção dos sintomas da crise e se distraia com as sensações provocadas pelas baixas temperaturas do gelo na boca. A tática também poderá funcionar com o cubo de gelo nas mãos e o intuito é que o paciente preste atenção nas sensações do gelo derretendo na palma da mão. 

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Unsplash/ Jose Danilo

2. Respiração com narinas alternadas

Esta técnica de respiração pode aliviar as crises de ansiedade porque além de relaxar, fará com que sua mente conscentre-se na respiração e não nos sintomas provocados pela crise de ansiedade. 

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Para realizar esta respiração basta tampar com o dedo uma das narinas e respirar normalmente com o lado não tampado. Faça isso dos dois lados por quanto tempo durar a crise. 

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3. Respiração quadrada (Sama Vritti)

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Assim como a respiração com narinas alternadas, a respiração quadrada ajuda a relaxar corpo e mente e ajuda que você conscentre-se na respiração, não nos sintomas desconfortáveis. Esta respiração tem origem Hindu e é conhecida por praticantes pelo nome Sama Vritti. 

Ela consiste em imaginar que sua respiração é simétrica e quadrada: inspire pelo nariz contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro segundos. Expire lentamente pela boca por quatro segundos e, após esvaziar o ar, mantenha assim por mais quatro segundos.

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Unsplash/ Madison Lavern