3 técnicas que ajudam a aliviar crises de ansiedade quando você está sozinho
Saiba o que fazer quando a crise de ansiedade aparecer e você estiver sozinho

Saiba o que fazer quando a crise de ansiedade aparecer e você estiver sozinho
Conviver com a ansiedade não é fácil, especialmente quando não há ninguém por perto para ajudar.
Ela surge repentinamente, muitas vezes sem um motivo específico, e provoca uma série de sintomas desconfortáveis e desesperadores: suor frio, tremores, batimentos cardíacos acelerados, náuseas, mente inquieta, entre outros sintomas.
Felizmente existe tratamento para o Transtorno de Ansiedade Generalizada e o debate sobre saúde mental ganhou mais espaço na sociedade. Cada vez mais pessoas têm compartilhado como aliviam os desconfortos no momento da crise e ajudam umas às outras a lidar com o problema sozinho.
+++ Setembro amarelo: precisamos falar sobre saúde mental e as consequências de não tratá-la
A melhor maneira de começar a tratar a TAG é buscando ajuda com um profissional, mas quando a crise aparecer enquanto você não está na presença de outras pessoas que poderiam te ajudar, não se desespere e tente realizar ao menos uma das três tecnicas listadas abaixo:
1. Técnica do gelo
Uma dica simples está ajudando muitas pessoas no momento das crises. Ainda não se sabe ao certo quem inventou o método, que pode funcionar para algumas pessoas e para outras não. Seu intuito é fazer com que o paciente que está prestes a ter uma crise ou já está enfrentando uma consiga se distrair e sair do problema mais facilmente.
+++ Técnica simples e eficaz com gelo pode ajudar a aliviar crises de pânico e ansiedade
A técnica é muito simples e baseia-se apenas em colocar um cubo de gelo na boca. Embora pareça ineficiente, a presença do gelo fará com que a mente e o corpo do indivíduo desviem sua atenção dos sintomas da crise e se distraia com as sensações provocadas pelas baixas temperaturas do gelo na boca. A tática também poderá funcionar com o cubo de gelo nas mãos e o intuito é que o paciente preste atenção nas sensações do gelo derretendo na palma da mão.
2. Respiração com narinas alternadas
Esta técnica de respiração pode aliviar as crises de ansiedade porque além de relaxar, fará com que sua mente conscentre-se na respiração e não nos sintomas provocados pela crise de ansiedade.
Para realizar esta respiração basta tampar com o dedo uma das narinas e respirar normalmente com o lado não tampado. Faça isso dos dois lados por quanto tempo durar a crise.
3. Respiração quadrada (Sama Vritti)
Assim como a respiração com narinas alternadas, a respiração quadrada ajuda a relaxar corpo e mente e ajuda que você conscentre-se na respiração, não nos sintomas desconfortáveis. Esta respiração tem origem Hindu e é conhecida por praticantes pelo nome Sama Vritti.
Ela consiste em imaginar que sua respiração é simétrica e quadrada: inspire pelo nariz contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro segundos. Expire lentamente pela boca por quatro segundos e, após esvaziar o ar, mantenha assim por mais quatro segundos.