comportamento   / Avanços Sociais

Arábia Saudita permite que mulheres morem sozinhas sem precisar de aval dos homens

Agora, mulheres solteiras, divorciadas ou viúvas podem viver de forma independente e morar sozinhas

Bons Fluidos Publicado sexta 18 junho, 2021

Agora, mulheres solteiras, divorciadas ou viúvas podem viver de forma independente e morar sozinhas
Mulheres na Arábia Saudita não precisam mais da autorização de homens para morar sozinhas - Pexels

Mulheres na Arábia Saudita puderam comemorar mais um avanço em relação à sua liberdade e autonomia depois que o país desinstitucionalizou a regra que dizia que elas não podiam morar sozinhas sem a permissão de seus 'tutores' homens, que geralmente são seu pai, esposo, familiares homens e, em alguns casos, até o próprio filho.

De acordo com informações do jornal dos Emirados Árabes Unidos The Gulf News, mulheres que descumprissem a regra podiam ser condenadas, no entanto, uma decisão histórica tomada recentemente acaba de conceder a elas o direito de viver de forma autônoma ao morar sozinhas sem o aval de seus tutores. 

+++ ''Quero ter essa liberdade humana de ser eu''; 5 frases de filósofa Djamila Ribeiro que farão você pensar sobre feminismo negro

A lei, que estava em vigor há anos, foi substituída por um novo texto que diz que "uma mulher adulta tem o direito de escolher onde morar. O tutor de uma mulher só pode denunciá-la se tiver provas que provem que ela cometeu um crime”.

A decisão aconteceu depois que Mariam Al Otaibi, de 32 anos, foi processada pela própria família por viajar para viver sozinha. Ela acabou sendo presa por 100 dias, mas teve o processo revertido e ganhou o direito de morar sozinha. 

Na Arábia Saudita, as mulheres sob tutela são como 'menores de idade' e só podem tomar decisões sob a aprovação destes homens. Em abril deste ano, muitas sauditas protestaram no Twitter contra o sistema de tutela e denunciaram abusos de seus tutores.

+++ 10 frases sobre empoderamento feminino para levantar a autoestima neste Dia Internacional das Mulheres

Algumas mudanças no sistema de tutela de mulheres está mudando e proporcionando uma melhor qualidade de vida para elas, como o direito de viajar sem precisar da autorização de seus tutores e maridos, o direito de registrar o nascimento de seus filhos, casamento ou o divórcio e emitir documentos familiares oficiais. 

Último acesso: 17 Oct 2021 - 09:57:31 (1045182).