Publicidade
BBB22: ”É muito nítido que o que Luciano quer é ser amado” – Instagram/ @lucianoestevan

Nesta segunda-feira, 24, a psicanalista e influenciadora Manuela Xavier postou em seu Instagram uma análise sobre os discursos de Luciano Estavan, participante do BBB, que em diversos momentos do programa vem ressaltando insistentemente que quer ser famoso. 

Publicidade

Em seus stories, Manuela destacou a importância de olhar com cuidado para o discurso do Brother e entender as estruturas que têm por trás de suas falas. 

Em sua análise, Manuela destacou os signos que, muitas vezes, em decorrência do racismo estrutural, homens negros utilizam em busca de humanização. “Luciano é um homem preto e a gente sabe que, devido ao racismo, a autoestima do homem preto foi sendo destruída e foi oferecido insígnias de uma masculinidade hegemônica e branca para que ele recuperasse essa autoestima. As insígnias são: mulheres, dinheiro e fama”, destaca em sua rede.

+++ Confira 4 das frases mais importantes da história da humanidade

O QUE A FAMA PODE REPRESENTAR PARA LUCIANO?

Em uma das falas de Luciano no BBB22, ele frisa o quanto quer atingir a fama: “Eu quero ser rico, tipo carro de milhões, apartamento na beira da praia. Eu quero ser famoso nível Beyoncé, de não conseguir sentar para comer um lanche”, disparou em conversa com Douglas Silva.

Publicidade

A psicanalista, que é feminista, doutora em psicologia, produtora de conteúdo, relacionamento, contemporaneidade e subjetividade privilegiando as perspectivas de gênero, fez um alerta de como as conversas de Luciano vêm sendo recebidas pelo público. “A gente viu essa fala de Luciano e ridicularizou ele. E é ridículo mesmo, mas a gente
precisa entender de onde ela vem e como foi produzida. É muito nítido que Luciano quer ser amado, ele acha que fama é um termômetro do quanto alguém é amado. Ele dizer que quer não conseguir comer um lanche em paz porque vai estar sendo importunado por fãs é uma denúncia clara de que ele não quer viver bem, nem usufruir dos ganhos da fama, o que ele quer é aplausos, os likes, o amor”
, destaca.

Publicidade

+++ ”Cheguei no meu limite”; Gabriel Medina fala sobre a importância de cuidar da saúde mental

Manuela ainda dispara: “Luciano busca, pela via da fama, o olhar de admiração, encantamento e amor que ele não recebe em sua vivência normal de cidadão por conta do racismo estrutural. Luciano acha que fama é um manto sagrado que o protege do desamor. Ledo engano. Mas ele caiu no golpe do mercado, porque é isso que se vende, indústria da fama. Todo mundo quer ser blogueiro, fazer dancinhas… Muitas vezes, a fama vem se a pessoa for magrinha, branquinha, loirinha, musculosinho e isso não precisa de talento nenhum. E a gente precisa olhar para isso com seriedade para entender que o discurso de Luciano não é delirante. O discurso dele é de verdade, mas é um engordo porque não é para todo mundo, é um perigo porque engendra uma lógica de idiotização e esvaziamento da vida”.


Manuela Xavier – Psicanalista, feminista, doutora em Psicologia e produtora de conteúdo digital. Debate cultura, relacionamento, contemporaneidade e subjetividade privilegiando as perspectivas de gênero. Possui uma clínica exclusivamente feminina, desenvolve projetos que dão suporte psicológico e jurídico a mulheres vítimas de violência, além de realizar cursos e ciclos de leituras feministas que já formaram mais de 6 mil mulheres. 

Publicidade