Publicidade

Brincadeiras antigas ainda são preferidas entre crianças, além de oferecerem conteúdo pedagógico

Amarelinha e o sucesso Vampiro Vampirão ainda estão entre as favoritas das crianças; você se lembra dessas brincadeiras? Confira a matéria

Brincadeiras antigas ainda são preferidas entre crianças, além de oferecerem conteúdo pedagógico – Foto de Kampus Production no Pexels

Quem pensa que apenas os brinquedos da moda ou super tecnológicos são os que mais atraem as crianças atualmente, está enganado. Os pequenos se interessam e muito pela socialização com outras crianças através de brincadeiras clássicas como amarelinha, pega-pega ou esconde-esconde, além de outras atividades tradicionais.

Publicidade

+++ Aos 6 anos, menino cego descreve sensação de entrar no mar de SC e palavras emocionam

Conforme a rede de espaços infantis multisserviços YouPlay, o resgate de brincadeiras antigas como mamãe da rua, batata quente e corre cotia fazem ainda muito sucesso. E o melhor de tudo: essas atividades, junto com parlendas — que são combinações de palavras ou rimas rítmicas que fazem parte do folclore brasileiro –, ajudam no desenvolvimento da criança.

Brincadeiras antigas oferecerem conteúdo pedagógico para crianças

Ao pular amarelinha, ela conta as casas para pular e trabalha a coordenação motora pulando em um pé só. Com elefantinho colorido é possível trabalhar as cores. Vampiro Vampirão, sucesso em todas as unidades trabalha as horas. Dessa forma as crianças se divertem, gastam energia e fazem amizades.

+++ Mãe manda recado para outras famílias após filha de 5 anos ficar intubada e se recuperar de Covid-19 e H3N2

Publicidade

“Nas brincadeiras clássicas a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes que envolvem a imaginação, atenção, socialização e auxiliam no seu desenvolvimento. Além disso, trabalha força, equilíbrio e coordenação motora”, comenta Giuliano Carioca, CEO da YouPlay.

A gente nem imagina, mas muitas brincadeiras conhecidas e tradicionais da criançada oferecem muitos benefícios para a saúde e também para o raciocínio. Além disso, essas brincadeiras podem ser feitas sem complexidade, sem custos e em qualquer lugar. Entre elas estão:

Amarelinha: Como a criança precisa seguir uma sequência numérica, é preciso trabalhar o raciocínio lógico e reforçar o conhecimento para escrever os números. No aspecto físico, trabalha a coordenação motora, agilidade, força, concentração e equilíbrio. Esta tão conhecida brincadeira que se alastra por todas as regiões do país também é conhecida por outros nomes, como maré, sapata, avião, academia ou macaca.

Publicidade

+++ Gênia! Estudante de direito gabarita prova da OAB antes mesmo de concluir graduação em Bauru, SP

Vampiro Vampirão: Uma brincadeira que trabalha também o raciocínio lógico com números, posicionamento e a linguagem. Também exercita a agilidade, força e equilíbrio, já que as crianças precisam correr para tentar escapar da criança escolhida como “vampirão”.

Elefantinho Colorido: Esta brincadeira exercita a percepção visual, levando em conta a identificação de cores. Além de também servir como exercício físico, já que as crianças precisam correr e evitar ser pego por quem é selecionado como líder.

Publicidade

E você? Costumava brincar dessas brincadeiras quando criança? Tinha conhecimento sobre seus benefícios? Incentivar as crianças a brincar cada vez mais com as chamadas brincadeiras antigas pode ser mais benéfico do que você imagina.