Cientistas canadenses anunciam que estão testando o açaí como tratamento contra a Covid-19

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram um medicamento experimental com o extrato de açaí

Bons Fluidos Publicado terça 1 setembro, 2020

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram um medicamento experimental com o extrato de açaí
Os pesquisadores recrutaram 580 pacientes com Covid-19 para receberem o medicamento experimental - Freepik

Pesquisadores canadenses anunciaram nesta segunda-feira, 31, que começaram a testar o do fruto do açaí como tratamento contra o novo coronavírus. 

Michael Farkouh, pesquisador da Universidade de Toronto, disse em entrevista à AFP que "os frutos do açaí são baratos e estão disponíveis para todos, além diso, são seguros" e por isso, vale a pena estudar os efeitos das substâncias presentes no açaí contra os sintomas graves da Covid-19. 

O fruto, nativo de regiões das Américas Sul e Central, em abundância na região norte do Brasil, já demonstrou efeitos no tratamento contra inflamações, o que pode indicar algum efeito contra o novo vírus, que provoca inflamações nos pulmões em casos graves. 

+ VEJA TAMBÉM: Pesquisadores brasileiros e espanhóis desenvolvem tecido capaz de inativar o coronavírus em dois minutos

A parceira de estudo de Farkouh, Ana Andreazza, estuda o extrato do açaí há 5 anos e está esperançosa com a pesquisa. Ela acredita que se os resultados forem positivos, o açaí poderá tratar doentes de maneira precoce para evitar que a Covid-19 evolua para situações mais graves. 

Para realizar os testes, os pesquisadores estudaram 580 pacientes, sendo brasileiros e canadenses, que estão positivos para a Sars-Cov-2.

Metade deles tomou o medicamento feito à partir do extrato de açaí e metade recebeu apenas um placebo. O estudo observará durante 30 dias os efeitos do medicamento experimental nos pacientes. 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:01:58 (1043349).