Como acabar com a procrastinação? Técnica “pomodoro” pode te ajudar
Especialista em gestão organizacional explica como realizar técnica pomodoro, que consiste em alternar minutos de concentração e minutos de descanso
Especialista em gestão organizacional explica como realizar técnica pomodoro, que consiste em alternar minutos de concentração e minutos de descanso
Deixar de fazer algo e focar em outras atividades que não tem a ver com o trabalho, ou subestimar o seu tempo para realizar as suas tarefas, são dois dos erros mais comuns que levam à procrastinação.
Para manter o foco nas atividades, o especialista em gestão organizacional Daniel Alves aconselha dividir as tarefas em pequenas etapas. Assim, é mais fácil manter a concentração naquilo que deve ser feito.
“Procrastinadores sempre encontrarão passatempos que os afastarão de sua atividade mais importante. O ideal é fazer com que eles comecem uma nova tarefa assim que terminarem a anterior”, explica o especialista.
As distrações também exercem um papel negativo no dia a dia. Hoje temos milhares de mensagens, notificações de redes sociais e outras situações que tiram o foco. Isso pode atrapalhar a maneira com que lidamos com as demandas do dia e alimentar a ansiedade. Devemos definir qual é a prioridade do dia. O especialista em gestão organizacional é enfático e objetivo: “Tente realizar um pouco de cada vez. Não deixe tudo para a última hora. Esqueça a motivação.”
Idealizada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, essa técnica é uma ferramenta que auxilia a realizar as tarefas importantes. Para usá-la, você precisa ter um cronômetro por perto para dividir períodos de 25 minutos, separados por pausas de 5 minutos, durante duas horas. Fica assim:
25 minutos de foco > 5 minutos de descanso > 25 minutos de foco > 5 minutos de descanso > 25 minutos de foco > 5 minutos de descanso > 25 minutos de foco.
Com todas essas informações sobre como se organizar e gerenciar o seu dia, é muito importante que você cuide do seu estado mental. Sem a sua cabeça funcionando bem, nada funciona. Nem mesmo o seu trabalho.
Para finalizar, o consultor empresarial e especialista em gestão organizacional deixa sete dicas para que as pessoas possam alcançar um bom desempenho, seja no âmbito corporativo, pessoal ou acadêmico:
Por Flávio Croffi (YEUX Comunica)