Publicidade

Conjunção entre Vênus e Júpiter poderá ser vista nos próximos dias

Evento astronômico de ‘encontro’ entre Vênus e Júpiter acontecerá no próximo 30 de abril

Conjunção entre Vênus e Júpiter poderá ser vista nos próximos dias – Foto de Joshimer Biñas no Pexels

Apesar de ficarem a milhares de quilômetros de distância, os planetas Vênus e Júpiter poderão ser vistos em conjunção na tarde do próximo sábado, 30 de abril. Segundo a EarthSky, os dois aparecerão mais próximos por volta das 16 horas, horário de Brasília, com Vênus 0,2º ao sul de Júpiter.

Publicidade

Conjunção entre Vênus e Júpiter poderá ser vista nos próximos dias

Mas, afinal de contas, o que é conjunção? De acordo com a Nasa, é quando dois planetas parecem se tocar no céu do ponto de vista da Terra. Esse fenômeno entre Vênus e Júpiter ocorre cerca de uma vez por ano, mas, em 2022, os dois planetas aparecerão significativamente mais próximos do que normalmente.

+++ Crianças que praticam atividades físicas diárias têm mais chances de se tornarem adultos saudáveis

“Vênus e Júpiter são tipicamente os dois planetas mais brilhantes no céu, então eles podem dar um show quando estão em conjunção próxima. É uma visão bonita e fácil para todos verem”, explicou Patrick Hartigan, professor de física e astronomia da Universidade de Rice, em Houston.

30 de abril e 1º de maio serão ótimos dias para a visualização do fenômeno, conforme explicou a EarthSky. A olho nu, é possível ver. No Hemisfério Norte, os espectadores devem olhar ao longo do horizonte sudeste assim que o amanhecer começa a raiar. Já no Hemisfério Sul as pessoas também poderão ver a conjunção nas mesmas condições, exceto que Vênus e Júpiter aparecerão acima do horizonte leste.

Publicidade

+++ ”Fala-se pouco da pessoa com deficiência”, defende apresentador e cadeirante Fernando Fernandes