Em tempos de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, alguns criminosos encontraram maneiras de se aproveitar e enganar a população preocupada em se proteger da covid-19. Estes golpistas se aproveitam da falta de informação da população para aplicar golpes relacionados à vacinação.
Os golpes variam desde hackeamento de dados de cadastro até a vacinação incorreta para desviar o imunizante e vendê-los. Não falta criatividade para os criminosos que, infelizmente, podem ser até alguns profissionais de saúde que se associam a esquemas criminosos para o desvio das doses.
+ VEJA TAMBÉM: Vacina contra HIV faz 97% dos voluntários criarem anticorpos na fase um de estudos em humanos
Listamos os principais golpes que vêm sendo aplicados no Brasil e estratégias para evitar cair neles; veja:
Golpe do site falso
Em alguns estados como o de São Paulo, o governo estadual desenvolveu um website para adiantar o processo de cadastro dos vacinantes e evitar filas no momento da vacinação, no entanto, vale ficar atento até mesmo no momento deste pré-cadastro porque hackers desenvolveram sites falsos para obter informações pessoais e utilizá-las para fins não relacionados a vacinação, como roubar dados bancários e até clonar WhatsApp.
Clique aqui para ler a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.