comportamento   / Não caia nos golpes da vacinação

Cuidado com golpes! Saiba quais golpes estão sendo aplicados relacionados à vacinação e veja como evitá-los

Criminosos estão se aproveitando da falta de informação da população para aplicar golpes; veja a lista dos principais golpes que estão sendo aplicados

Viva Saúde Publicado quinta 15 abril, 2021

Criminosos estão se aproveitando da falta de informação da população para aplicar golpes; veja a lista dos principais golpes que estão sendo aplicados
Saiba como evitar cair em golpes aplicados em tempos de vacinação - Getty Images

Em tempos de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, alguns criminosos encontraram maneiras de se aproveitar e enganar a população preocupada em se proteger da covid-19. Estes golpistas se aproveitam da falta de informação da população para aplicar golpes relacionados à vacinação. 

Os golpes variam desde hackeamento de dados de cadastro até a vacinação incorreta para desviar o imunizante e vendê-los. Não falta criatividade para os criminosos que, infelizmente, podem ser até alguns profissionais de saúde que se associam a esquemas criminosos para o desvio das doses.

+ VEJA TAMBÉM: Vacina contra HIV faz 97% dos voluntários criarem anticorpos na fase um de estudos em humanos

Listamos os principais golpes que vêm sendo aplicados no Brasil e estratégias para evitar cair neles; veja:

Golpe do site falso

Em alguns estados como o de São Paulo, o governo estadual desenvolveu um website para adiantar o processo de cadastro dos vacinantes e evitar filas no momento da vacinação, no entanto, vale ficar atento até mesmo no momento deste pré-cadastro porque hackers desenvolveram sites falsos para obter informações pessoais e utilizá-las para fins não relacionados a vacinação, como roubar dados bancários e até clonar WhatsApp.

Clique aqui para ler a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos. 

 

Último acesso: 16 May 2021 - 14:29:24 (1044764).