Publicidade

Em ‘Um Lugar ao Sol’, Receba fala sobre etarismo em cena emblemática; como combater o preconceito por idade?

Cena de Andrea Beltrão com cara lavada em ‘Um Lugar ao Sol’ ganha repercussão nas redes sociais; assim como a personagem Rebeca, saiba como combater o etarismo

Em ‘Um Lugar ao Sol’, Receba fala sobre etarismo em cena emblemática; como combater o preconceito por idade? – Reprodução / TV Globo

Quem assistiu ontem à novela das nove da TV Globo, ‘Um Lugar ao Sol’, se surpreendeu com a cena de Receba, papel destinado a grande atriz Andrea Beltrão, em que a ex-modelo dá para o jornalista uma entrevista sincera sobre a beleza da mulher e desmistifica seu “segredo” para sempre se manter jovem — se é que ele existe.

Publicidade

Receba fala sobre etarismo em cena emblemática

Para o homem sentado a sua frente, a personagem Rebeca admite que não tem a mesma cara e nem o mesmo corpo de anos atrás. “Faz um tempo que eu já envelheci”, diz. Em seguida, lança a provocação: “Eu acho que a maneira mais segura de não envelhecer é ser homem, porque se eu fosse um cara de 50 anos, nós não estaríamos nem falando sobre isso”.

+++ Lembretes para o dia a dia: 5 sugestões para multiplicar o sentimento de felicidade

“Eu acho que se manter jovem não tem nada a ver com a idade. Tem a ver com a abrir a cabeça, não parar no tempo, questionar todo tipo de preconceito, inclusive o etarismo, que é a discriminação das pessoas mais velhas”, finalizou.

Após esta verdadeira aula, a personagem de Andrea Beltrão se preparou para o ensaio fotográfico que acompanharia a entrevista na mídia. De cara lavada, exibindo sua versão mais natural, Receba encarou a atitude com um “manifesto pelo direito de envelhecer”.

Publicidade

+++ Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo; veja a posição do Brasil

O que é etarismo?

O etarismo, que também recebe o nome de ageísmo ou ainda idadismo, é um tipo de discriminação que ocorre contra pessoas ou grupos baseada na idade. Geralmente, o etarismo está relacionado a pessoas idosas, rotuladas preconceituosamente como fracas, desprovidas de beleza, lentas e dependentes.

Para as mulheres, o etarismo bate na porta mais cedo. Como a própria ex-modelo Receba diz em sua entrevista, muito bem elaborada pelos produtores da telenovela, os homens têm uma carta-branca em relação à idade, ao contrário das mulheres. Há de se pensar: você já viu qualquer propaganda de cosméticos anti-idade feitos com homens? Aliás, o nome anti-idade não soa um tanto quanto estranho? Combater o etarismo significa combater expressões como está, que transformam a idade em um verdadeiro vilão.

Publicidade

+++ Sofre com inchaço nos pés e tornozelos? Dicas para aliviar a condição

Como combater o etarismo?

O convívio entre diversas gerações é o primeiro passo para refutar o etarismo, pois só assim os mais jovens, por exemplo, terão uma noção concreta do processo natural de envelhecimento, que deve ser visto como uma conquista, e não como uma derrota, certo?

Lembre-se: a idade não é uma doença, porém, com o passar do tempo, nosso corpo deixa de ‘responder’ com tanta rapidez. A produção de colágeno, por exemplo, cai conforme os anos passam, o que é completamente natural. Praticar esportes, manter uma alimentação saudável, o sono regulado e a saúde mental em dia são atitudes que a longo prazo nos dão grande chance de viver a terceira idade com mais saúde e vigor.

Publicidade

+++ Mauricio de Sousa compartilha registro tomando a 4º dose da vacina contra a Covid-19

Evitar frases como a do jornalista que entrevistou Andrea Beltrão em ‘Um Lugar ao Sol’, ao perguntar qual o segredo para se manter sempre jovem, ou ainda apontar que uma pessoa está “velha demais para isso”, também é uma maneira de lutar contra o preconceito por idade.

Apesar de a mídia e as marcas promoverem imagens sensacionalistas que fogem da realidade, existem várias personalidades que fazem questão de publicar seu verdadeiro eu, com cabeços brancos e linhas de expressão. Fernanda Montenegro, Renata Sorrah, Gal Gosta, Betty Faria, Ary Fontoura, Samara Felippo, Astrid Fontenelle e Renata Vasconcellos são algumas delas. Fica a dica para seguir e enaltecer esses perfis nas redes sociais.

Publicidade