Estruturas misteriosas são descobertas na Arábia Saudita e estudo revela que este é um dos monumentos mais antigos da história
Arqueólogos acreditam que as estruturas foram feitas no período neolítico para a prática de rituais desconhecidos por nós

Arqueólogos acreditam que as estruturas foram feitas no período neolítico para a prática de rituais desconhecidos por nós
Centenas de estruturas de pedra foram descobertas em Harrat Khaybar, na Arábia Saudita, com a ajuda de satélites pelo Google Earth em 2017 e um novo estudo feito recentemente concluiu que o monumento é datado há cerca de 7 mil anos, sendo um dos mais antigos da história.
Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou e estudou 104 estruturas de pedra enigmáticas chamadas “mustatils” na parte sul do Deserto de Nefud, no norte da Arábia.
O autor do estudo, Dr. Huw Groucutte, e sua equipe realizaram uma inspeção detalhada de dados de satélite de alta resolução para identificar a distribuição de mustatils no sul do Deserto de Nefud, entre as cidades de Ha’il e Tayma.
+ VEJA TAMBÉM: Arqueólogos descobrem mosaico romano fascinante de quase 2 mil anos na Itália
Eles identificaram um total de 104 mustatils e descobriram que essas estruturas normalmente consistem em duas grandes plataformas, conectadas por longas paredes paralelas.
O estudo chegou a conclusão de que a estruturas naquele local datam do período neolítico: “Entre 10.000 e 6.000 anos atrás, a Península Arábica viu o mais recente dos períodos da Arábia Verde, quando o aumento das chuvas transformou esta região geralmente árida”, disse o autor principal, Dr. Groucutt.
Os pesquisadores também descobriram uma pedra pintada dentro de um dos mustatils, que serviu como base de interpretação sobre a construção deles. Eles supõem que o local era utilizado para rituais religiosos.
“Nossa interpretação dos mustatils é que eles eram locais de rituais, onde grupos de pessoas se reuniam para realizar algum tipo de atividade social atualmente desconhecida”, destacou um dos autores do estudo.