Publicidade

Julho será marcado por passagem de um dos maiores cometas já descobertos

Para os amantes de astronomia! No mês de julho, um dos maiores cometas, conhecido como PanSTARSS, passará em seu ponto mais próximo da Terra

Julho será marcado por passagem de um dos maiores cometas já descobertos
Julho será marcado por passagem de um dos maiores cometas já descobertos – Divulgação/ESA/Hubble

Espetáculo no céu! Para quem gosta de ver maravilhas da astronomia, o mês de julho será propício para isso! O C/2017 K2, também conhecido como PanSTARSS, um dos maiores cometas mais descobertos, passará em seu ponto mais próximo da Terra nos próximos dias. O auge será no dia 14 de julho! Nesse dia, ele estará a 1,8 unidade astronômica (UA), o que dá em torno de 270 milhões de km de distância da Terra.

Publicidade

Um dos maiores cometas poderá ser visto em julho

As informações foram divulgadas pelo portal Olhar digital. Segundo astrônomos, as pessoas conseguirão vê-lo, da melhor maneira, por telescópio e alguns tipos específicos de binóculos. Para as pessoas que moram no hemisfério Norte, ele ainda deve ser visualizado até meados de setembro, quando migrará a trajetória sentido hemisfério sul. Depois disso, ele deverá passar perto de Marte.

Mas o portal deixa claro que, quanto mais se aproximam do Sol, mais os cometas se tornam imprevisíveis. Por isso, ainda que as projeções astronômicas sejam bem exatas, há a possibilidade de o PanSTARSS se tornar mais ativo e visível antes do previsto. Mas, se você realmente quer ver essa maravilha no céu, não se esqueça de se planejar. A órbita é muito longa, portanto, a próxima vez que esse cometa será visível será aproximadamente daqui a um milhão de anos.


Mas, o que é um cometa?

O Cometa é um corpo celeste que possui uma rota elíptica excêntrica ao redor do Sol (muito longa). Esse objeto é característico por possuir uma atmosfera nebulosa ao redor do núcleo e uma “cauda” feita de gases, gelo e poeira que se forma quando se aproxima muito do Sol. Eles possuem um brilho muito fraco, refletindo em média apenas 4% da luz solar, sendo bastante raras as suas visualizações a olho nu.

Publicidade

O PanSTARRS é um cometa que vem da Nuvem de Oort. Ela foi explica por astrônomos como sendo a divisa entre o nosso sistema solar e o espaço interestelar. Esse cometa foi descoberto, pela primeira vez, em maio de 2017. De acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), na época, ele era o cometa ativo mais distante já encontrado.