Lágrimas de tristeza, medo ou emoção! Saiba que efeito o choro causa no corpo humano
O estudo foi desenvolvido pelo Centro Médico St. Paul-Ramsey, nos Estados Unidos

O estudo foi desenvolvido pelo Centro Médico St. Paul-Ramsey, nos Estados Unidos
O choro é uma das primeiras reações que o seres humanos têm ao nascer. Mas por que nós choramos?
Seja de tristeza, de emoção, de raiva ou até mesmo medo, o choro é um reflexo psicogênico que resulta de uma reação do cérebro emocional, ou sistema límbico, que regula as respostas fisiológicas internas e externas relacionadas à emoção.
Mas o choro vai muito além do soltar das lágrimas. De acordo com estudo realizado pelo Centro Médico St. Paul-Ramsey, localizado em Minnesota, nos Estados Unidos, chorar, principalmente em uma situação de estresse, pode, na verdade, ser benéfico.
Isso ocorre, porque quando choramos, liberamos uma série de hormônios ligados ao esgotamento emocional. Além disso, algumas substâncias como a prolactina, andrenocorticotrófico, leucina e encefalina, que pode ser comparado com um ‘analgésico natural’, são liberadas quando as lágrimas caem.
Acredite se quiser, chorar também faz com que a pessoa perca peso. Sim, isso mesmo. A andrenocorticotrófico ajuda a diminuir os níveis de cortisol no corpo humano. O cortisol, por sua vez, quando acumulado em grandes quantidades, ajuda a reter os líquidos e acumular gordura no corpo.