Made in Brazil: conheça 5 raças de cães que nasceram no Brasil e você provavelmente não sabia
O Brasil não é um país com muitas raças caninas nativas, no entanto, há alguns e muitas pessoas desconhecem; veja quais

O Brasil não é um país com muitas raças caninas nativas, no entanto, há alguns e muitas pessoas desconhecem; veja quais
Embora o famoso vira lata caramelo seja o cachorro mais comum visto nas ruas brasileiras, o Brasil possui algumas raças de cachorros que nasceram aqui e muita gente não sabe!
Isso acontece porque a maioria das raças de cães nasceram na América do Norte, Ásia e Europa, mas acabaram sendo exportados para outras regiões do planeta, onde se adaptaram ao clima e às características daquele novo país. À medida que os cães foram trazidos para conviver com humanos, cada vez mais as raças estrangeiras se reproduziram e se popularizaram nos lares brasileiros.
Apesar de o país não ter tantas raças de cães nativas, listamos 8 que você provavelmente não sabia que eram brasileiras:
+++ Cadela brasileira superdotada é destaque em estudo sobre memória canina
1. Fila Brasileiro
A raça brasileira mais popular é o Fila Brasileiro. Este animal surgiu pouco depois da colonização dos portugueses. Os cães europeus que chegavam junto com os colonizadores cruzavam entre si e, após muitos cruzamentos, o Fila Brasileiro nasceu herdando diversas características de cães como os Bulldogues e os Mastiffs, ambos raças inglesas.
2. Ovelheiro Gaúcho
O nome desta raça não esconde sua origem. Nascido no Rio Grande do Sul, o Ovelheiro Gaúcho é uma raça originária de uma mistura de outros cães e tem muita semelhança com o Border Collie, que é originário da Escócia.
3. Terrier Brasileiro
Popularmente chamado de Fox Paulistinha, o Terrier Brasileiro é possivelmente uma raça originária do cruzamento entre o Fox Terrier, Manchester Terrier e Terrier Branco Inglês. Ele foi criado para caçar ratos em fazendas e surgiu entre 1910 e 1920.
+++ Seu cachorro é feliz? 10 sinais que indicam que o seu doguinho está alegre
4. Veadeiro Pampeano
Esta é provavelmente a raça brasileira menos conhecida. O Veadeiro Pampeano, ou Veadeiro Brasileiro nasceu no Sul do país perto das fronteiras entre Argentina e Uruguai. Ele só foi reconhecido como uma raça originária do Brasil em 2000.
5. Pastor da Mantiqueira
Nascido na região da Serra da Mantiqueira e é possivelmente uma mistura de uma série de cães “pastores”: pastor alemão, pastor belga, pastor branco suíço, pastor holandês e pastor garafiano.