Publicidade
Marca de calçados desenvolve mural ecológico em São Paulo que purifica o ar; projeto equivale a 750 árvores – Reprodução/Converse

O projeto ecológico Converse City Forests, iniciativa da marca de calçados americana Converse, criadora do All Star, finalmente chegou à América Latina.

Publicidade

Com o objetivo de instalar murais ecológicos por cidades de todo o mundo, a proposta da marca é retratar em obras feitas com tinta fotocatalítica, responsável por utilizar a energia da luz solar para ajudar a purificar o ar local, podendo, inclusive, ser comparada à plantação de 750 árvores, “a herança latina, raízes dos povos locais, ancestralidade e orgulho”.

No Brasil, a obra feita pelo artista Rimon Guimarães será exibida na região central da cidade de São Paulo, próxima à região do Elevado Presidente João Goulart, conhecido popularmente como Minhocão. A previsão é que o projeto seja finalizado nesta próxima quinta-feira, 24 de setembro.

O painel brasileiro da Converse City Forests recebeu o nome de “Pindorama”, nome que significa “região das palmeiras”, ou ainda “terra livre dos males”, segundo a cultura dos povos tupis-guaranis.

Para o portal Universa, do UOL, Rimon Guimarães disse: “A paisagem remete aos tempos de quando São Paulo não era uma selva de pedra e se podia ver o horizonte com serras ao fundo, também os rios em abundância simbolizado pelos tons de azuis, com referências aos 4 elementos: terra, fogo como sol, água representado por azul e ar como pássaro”.

Publicidade

As cidades de Santiago, no Chile, Lima, no Peru, e Cidade do México, no México, serão as próximas a ganhar os painéis ecológicos.