Ícone do site

Máscara deixa de ser obrigatória em aeroportos brasileiros

Published 18/08/2022
Máscara deixa de ser obrigatória em aeroportos brasileiros

Máscara deixa de ser obrigatória em aeroportos brasileiros - Foto de Anna Shvets no Pexels

Nessa quarta-feira, 17 de agosto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou mais uma atitude relacionada às restrições causadas pela pandemia da Covid-19: a partir dessa data, não há mais obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos brasileiros. Segundo a Agência, a decisão foi tomada porque dados do Ministério da Saúde demonstram um controle da doença no país.

Máscaras deixam de ser obrigatórias em aeroportos brasileiros

Apesar de não ser mais obrigatório, o uso segue sendo recomendado nesses ambientes (e nos outros lugares fechados). A obrigatoriedade estava mantida desde março de 2020, quando a pandemia começou no Brasil. “Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, disse a Anvisa, em um documento divulgado.

De acordo com o G1, o relator, Alex Machado Campos e os diretores Daniel Pereira, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e Antônio Barra Torres foram unânimes ao votarem pela retirada da obrigatoriedade.

Para justificar a nova decisão, a agência disse que o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas (como o uso obrigatório das máscaras). Porém, reforçou que o uso de máscaras faciais e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas.

Algumas medidas ainda são mantidas: disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves, procedimentos de limpeza e desinfecção, sistemas de climatização, desembarque por fileiras e avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis.

Sair da versão mobile