Para Monja Coen, todos deveriam seguir esses cinco passos antes de dizer algo
A missionária e escritora Monja Coen nos passou cinco lições que devemos colocar em prática antes de pronunciar qualquer palavra

A missionária e escritora Monja Coen nos passou cinco lições que devemos colocar em prática antes de pronunciar qualquer palavra
Como diz o ditado popular, “tem gente que fala mais que a boca”. E algumas pessoas acabam pronunciando palavras sem terem tempo o suficiente para avaliar se serão necessárias e comunicarão o que desejam. E, a budista brasileira, para isso, Monja Coen, usou suas redes sociais para falar justamente sobre este assunto: dizer sem pensar.
“O silêncio não é apenas de sons, de palavras. A comunicação não verbal deve ser reduzida ao mínimo. Para quê? Para ouvirmos melhor as falas internas, os sons do mundo e da mente. Podemos também ouvir nossa mente ‘falando sem parar’. Essa mente barulhenta, agitada, que não para de comentar, criticar, xingar, lembrar, sonhar, agradecer. Um som e um odor, e surgem pensamentos, memórias, sentimentos. Parece que não, mas podemos escolher, inclusive, a fala interna e incessante. Podemos intervir conscientemente e mudar o rumo dos pensamentos. Também aprendemos a ouvir os intervalos, respirando o silêncio das pontuações”, diz.
Pensando nisso, assim, a missionária separou cinco dicas essenciais para seguir antes de dizer qualquer palavra. Confira:
1º passo: “Passe três vezes a língua dentro da boca, criando um tempo para refletir”;
2º passo: “Responda: ‘O que eu vou falar é verdade?'”;
3º passo: “Responda: ‘Minha fala trará benefícios a quem me ouvir?'”;
4º passo: “Responda: ‘Todos os seres se beneficiarão?'”;
5º passo: “Se não souber responder a uma dessas perguntas, é melhor ficar em silêncio”.