''Não é pra tanto''; confira 3 frases que você nunca deve dizer a alguém que está passando por uma crise de ansiedade

Por mais que você pretenda ajudar, determinadas palavras podem afetar ainda mais as crises de indivíduos ansiosos

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 5 janeiro, 2021

Por mais que você pretenda ajudar, determinadas palavras podem afetar ainda mais as crises de indivíduos ansiosos
''Não é pra tanto''; confira 3 frases que você nunca deve dizer a alguém que está passando por uma crise de ansiedade - Freepik

Com o estresse e pressão do dia a dia, a ansiedade e a depressão ganharam o apelido de "doenças do século XXI". Não é atoa. Você, por exemplo, se não passa por isso, deve conhecer pelo menos uma pessoa que enfrenta estes sentimentos/pensamentos negativos frequentemente.

+ VEJA: Você sabia? Número de adeptos ao vegetarianismo quase que dobra no Brasil

Só no Brasil, segundo dados recolhidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são 18,6 milhões de pessoas que sofrem de algum distúrbio de ansiedade, seja ele de um grau leve ou mais elevado. E você? Sabe como lidar com este tipo de situação?

Muitos encaram as crises como situações pequenas, passíveis, mas lidar com a ansiedade desta maneira pode, inclusive, afetar o problema, criando assim uma bola de neve. O ideal é que você se informe a respeito e procure entender como lidar com essas pessoas no momento em que a crise acontecer.

+ VEJA: Você sabe o que acontece com a sua saúde quando o celular é posto no bolso traseiro da calça? Médico chinês explica

Baseados em matéria publicada pelo portal Catraca Livre, que entrevistou a psicóloga clínica Karine Santos, do Flows Psicologia, listamos 3 frases que nunca devem ser ditas para uma pessoa que está passando por uma crise de ansiedade; confira:

  • "Não é para tanto!"

Esta é, infelizmente, uma frase clássica. Devemos entender que o problema do outro não é menor que o nosso. Cada um tem um histórico e sente de uma maneira diferente. Minimizar a crise de ansiedade não ajudará a pessoa em um momento de aflição, pelo contrário, irá criar um desfecho ameaçador para a pessoa que está passando pela crise.

  • "Pelo menos você tá com saúde"

O pânico, a ansiedade e a depressão, são, sim, doenças psíquicas e necessitam de um tratamento adequado para cada um dos casos. Como dissemos, a própria OMS contabilizou o número de pessoas ansiosas no país (e não são poucas). Encontrar o equilíbrio aqui será essencial: você não deve assustar ou ameaçar a pessoa que têm o distúrbio com termos pejorativos relacionados à doença, porém, não deve ignorar o fato de que esta pessoa também necessita de uma ajuda médica e psicológica especializada.

  • “Vai passar”

Por fim, mas não menos importante, esta frase simboliza a nossa ânsia por tentar resolver de uma maneira pragmática o problema do ansioso. O ideal é que você, de uma maneira pacífica, ofereça ajuda e tente acompanhar o ritmo da pessoa.

Último acesso: 30 Nov 2021 - 12:31:47 (1044113).