Não segure as lágrimas! Chorar faz bem e é necessário para a saúde mental, afirma especialista

Todo ser humano precisa expressar suas emoções de alguma forma, sejam elas boas ou ruins

Viva Saúde Publicado sexta 4 setembro, 2020

Todo ser humano precisa expressar suas emoções de alguma forma, sejam elas boas ou ruins
Não segure as lágrimas! Chorar faz bem e é necessário para a saúde mental, afirma especialista - Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Alguns estudos mostram que segurar o choro em momentos de tristeza é muito prejudicial ao organismo. Existem evidências de que pessoas com personalidade do tipo D, ou seja, que experimentam sentimentos negativos, mas não conseguem expressá-los verbalmente ou por meio do choro, estão mais sujeitos a desenvolverem doenças físicas crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas reumatológicos e, até mesmo câncer.

"Chorar tem a função de gerenciar o nosso estresse e fazer com que o corpo entre em homeostase, ou seja, sua situação de equilíbrio", descreve o psiquiatra Victor Bigelli de Carvalho para o Portal Viva Bem. Segundo o especialista, da mesma forma que, após uma corrida, o cérebro manda mensagem para o coração baixar a frequência cardíaca e retornar os batimentos do repouso, o choro é importante para voltar ao estado mental basal.

Clique aqui para ler a matéria completa no site da Revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.

Último acesso: 03 Dec 2020 - 15:58:13 (1043380).