Publicidade

Padroeira da televisão, 11 de agosto é Dia de Santa Clara de Assis; confira seus ensinamentos e orações

Santa Clara de Assis foi uma das primeiras mulheres a adotar os ideais franciscanos como forma de vida

Padroeira da televisão, 11 de agosto é Dia de Santa Clara de Assis; confira seus ensinamentos e orações – PxHere

Grande protetora dos deficientes visuais, das lavadeiras, dos vidraceiros e dos profissionais da televisão, é em 11 de agosto que comemoramos o Dia de Santa Clara de Assis, uma das primeiras mulheres a adotar os ideais franciscanos como forma de vida.

Publicidade

Nascida em 1194, na Itália, Santa Clara de Assis passou grande parte de sua juventude em igrejas e templos sagrados. Ao completar 18 anos, saiu de casa e decidiu dedicar sua vida a propagação da palavra de Deus entre as pessoas da região onde morava.

Partiu em direção à igreja de Santa Maria dos Anjos, onde conheceu Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis. Tornou-se então a primeira mulher a seguir assiduamente os ensinamentos do frade católico.

Precisou se esquivar da família, que não aceitava seu estilo de vida e, inclusive, tentou tirá-la da igreja. Como sua devoção era maior, impulsionou irmã e mãe para o mesmo caminho, abandonando as três suas vidas cheias de conforto e riqueza.

MILAGRES DA PADROEIRA

Publicidade

Foi fundadora das Clarissas, ou “senhoras pobres”, ordem religiosa feminina europeia que se dedicava a orar e amparar os mais necessitados. Em um dos conventos onde residia, durante uma época de grande escassez e fome, havia um único pão para 50 irmãs que viviam no local. Com sutiliza, Clara pediu à cozinheira que repartisse o pão em 50 pedaços. Mesmo achando o pedido inusitado, a cozinheira o fez, e para sua surpresa, o único pão multiplicou-se, alimentando assim todas as mulheres do convento.

Antes de morrer, acredita-se que Santa Clara teria pedido para assistir sua última missa na Igreja de São Francisco. Debilitada, não pode estar pessoalmente presente no culto. Porém, através da oração, dizem que a santa conseguiu ver o que se passava na missa, algo parecido como uma projeção a sua frente, descrevendo várias das cenas que realmente aconteceram no evento em questão. Devido a esse episodio, foi considerada em 1958 a padroeira da televisão.

Morreu em 11 de agosto de 1253, com 60 anos de idade, e foi canonizada dois anos depois, em 23 de agosto de 1255, na Catedral de Anagni pelo Papa Alexandre IV.

Publicidade

ORAÇÃO DE SANTA CLARA DE ASSIS

“Pela intercessão de Santa Clara, Senhor Todo-poderoso me abençoe e proteja, volte para mim os seus olhos misericordiosos, dê-me paz e tranquilidade, derrame sobre mim as suas divinas e poderosas graças e, depois desta vida, aceite-me no céu em companhia de Santa Clara e de todos os santos. Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.”

Novena iluminada

Publicidade

Durante nove dias, faça essa oração. Finalize cada uma delas com uma ave maria. No último dia, acenda uma vela e deixe-a queimar por completo.

“Ó Santa Clara, que seguistes a Cristo com tua vida de pobreza e oração, faze que entregando-nos confiantes a previdência do Pai Celeste no inteiro abandono, aceitemos serenamente sua divina vontade. Ó Santa Clara, bela e formosa, iluminai os meus caminhos para a glória e para a vitória. Livrai-me dos inimigos e dos problemas. Eu peço à milagrosa Santa Clara para cobrir a minha cabeça com o seu manto sagrado e defender os meus negócios e a minha vida em todos os momentos de aflições e dores. Amém”.

Publicidade