Publicidade

Já ouviu falar na suculenta pata-de-urso? Veja dicas de como cultivar essa planta charmosa dentro de casa

Veja como fazer mudas, como cuidar do solo e entenda mais sobre a frequência de regas

Já ouviu falar na suculenta pata-de-urso? Veja dicas de como cultivar essa planta charmosa dentro de casa – Flickr

Originária da África do Sul, a Cotyledon tomentosa, popularmente conhecida como suculenta Pata-de-urso ou Patinha-de-urso, é uma planta exótica, discreta e charmosa, que necessita de cuidados simples e fica ótima quando mescada com outros tipos da mesma família, como, por exemplo, a Greenovia dodrentalis, ou Rosa verde.

Publicidade

+ VEJA: Obra da natureza! Rosa verde é opção de suculenta charmosa e fácil de cultivar; veja quais os cuidados

Esse nome tão característico é representado pelas folhas dentadas que ganham, inclusive, uma coloração mais escura nas pontas, o que representaria as garras, e os tricomas, ou pelinhos que se estendem pela planta.

CUIDADOS COM SUA PATINHA-DE-URSO

As Cotyledon tomentosa podem ser criadas tanto em jardins como em vasos menores para decorar o interior das casas. Basta que recebam um pouco de luz solar direta no período da manhã ou no período da tarde. Evite o sol forte do meio-dia. Vale lembrar que, se você posicionar sua patinha-de-urso em um local que não recebe luz solar direta, mas é bem iluminado, as folhas crescerão mais espaçadas.

Publicidade

Apresenta flores alaranjadas que brotam no período da primavera, ou seja, de setembro a dezembro, se receberem luz solar fraca por pelo menos 3 horas diárias.

– Veja como cuidar do solo e qual a frequência de regas

Seu solo deve ser bem drenado, preferencialmente mais arenoso, para que não haja retenção de água nas raízes. Para isso, você pode misturar duas partes de terra adubada com uma parte de areia ou pedras pequenas.

Publicidade

As regas devem acontecer assim que o solo secar totalmente. Águe em abundância, tomando cuidado apenas para não encharcar a planta e o solo drenado. No verão, o substrato tende a secar mais rapidamente. Dependendo da região, as regas no clima quente poderão acontecer até três vezes na semana. No inverno, apenas uma basta.

Como fazer mudas?

Para criar seus brotos, é só cortar pequenas talos da Patinha-de-urso e enfiar na terra. Se preferir, você pode retirar uma folha e deixar sobre a terra. Em aproximadamente 15 a 30 dias as raízes começarão a aparecer. 

Publicidade

Para conferir o passo a passo em formato de vídeo de como fazer mudar da patinha-de-urso, confira o vídeo publicado no canal Flor de Camomyla, no YouTube:

 

Publicidade