Qual a importância da empatia para as relações humanas? Psicóloga comenta sobre o assunto

''Quando trabalhamos a empatia e nos colocamos no lugar do outro, melhoramos nossa compreensão sobre o outro e a situação que estamos vivenciando'', explica a profissional Raquel Mello

Bons Fluidos Publicado terça 17 agosto, 2021

''Quando trabalhamos a empatia e nos colocamos no lugar do outro, melhoramos nossa compreensão sobre o outro e a situação que estamos vivenciando'', explica a profissional Raquel Mello
Qual a importância da empatia para as relações humanas? Psicóloga comenta sobre o assunto - Foto de Alex Green no Pexels

Você se considera uma pessoa empática? Se acha essa palavra de certo modo complicada ou mesmo desconhecida, nós explicamos para você. Empatia se caracteriza pela capacidade de uma pessoa compreender sentimentos e emoções, tentando vivenciar emocionalmente o que outro sente.

Em conversa com a psicóloga Raquel Mello, também psicoterapeuta clínica e especialista em Gestão de Pessoas e Negócios e Terapia Cognitiva Comportamental, a profissional respondeu uma série de questões embasadas no conceito da importância da empatia para com o outro. Confira abaixo:

É possível ter mais empatia com o outro?

"Sim. Cada dia que passa temos que trabalhar mais nossas habilidades empáticas, pois a empatia faz com que as pessoas sejam mais gentis e compreensivas com o próximo. Está intimamente relacionada à generosidade, ao amor, à preocupação com os outros e à vontade de ajuda.", explica a profissional.

+++ Seu filho sofre quando está offline? Pode ser sinal de dependência tecnológica; conheça a síndrome FOMO

Qual a importância de se colocar no lugar do outro?

"Quando trabalhamos a empatia e nos colocamos no lugar do outro, melhoramos nossa compreensão sobre o outro e a situação que estamos vivenciando, aprimorando assim nossa comunicação, pois exercemos o ouvir e dessa forma conseguimos ter melhores resultados nas relações humanas.", diz Raquel.

Ser empático melhoras as relações pessoais e profissionais?

"Sim, muito. Alguns benefícios da empatia nas relações humanas são:

  • Trabalhar o ouvir o outro;
  • Trabalhar a compreensão em relação ao outro e a situações;
  • Permite você desfrutar das relações sociais, te aproximando mais de grupos de amigos, colegas ou familiares;
  • Ajuda a se sentir melhor pessoalmente;
  • Facilita a resolução de conflitos;
  • Ajuda a você ser mais gentil com você e com o outro;
  • Possibilita o desenvolvimento de habilidades de liderança, negociação e colaboração."

+++ Como desenvolver sua inteligência emocional? Capacidade pode te ajudar e MUITO no mercado de trabalho

Dê dicas para se tornar uma pessoa mais empática.

  1. "O primeiro passo para trabalhar a empatia é realmente se interessar pelo outro. Você conhece as pessoas que estão a sua volta? Quem são? Como é a família? Quais são seus sonhos e medos? Enfim, pare um tempo e converse com quem esta a seu lado com atenção e foco.
  2. Saia da sua zona de conforto. Busque conhecer e vivenciar experiências novas. Sem julgamentos. Apenas vivencie.
  3. Pergunte as pessoas sobre você. Veja como as pessoas veem você.
  4. Seja curioso. 
  5. Examine seus preconceitos."

Raquel Mello é psicóloga desde 2000; Psicoterapeuta Clínica; Coach de carreira; Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios; Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo CBI Miami;  Professora Universitária Pós Graduação em Gestão de Pessoas; Co-autora do livro : As Interfaces do Ser Adolescente. Autora dos ebooks: 50 exercícios para alivio da ansiedade.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 00:56:59 (1045574).