Rua no Recife é eleita a terceira mais bonita do mundo e a única brasileira na lista

A rua brasileira ficou atrás apenas de uma rua na Espanha e outra nos Estados Unidos

Bons Fluidos Publicado segunda 13 julho, 2020

A rua brasileira ficou atrás apenas de uma rua na Espanha e outra nos Estados Unidos
Rua do Bom Jesus foi eleita a terceira mais bonita do mundo - Reprodução/ Visit Recife

O Brasil está bem representado quando o assunto são ruas charmosas, com muita beleza e história para contar, mas uma delas ganhou destaque internacional após a revista de arquitetura norte-americana Architectural Digest selecionar apenas 31 ruas em todo o mundo para elencar quais são as mais bonitas. 

Para a alegria dos nordestinos e orgulho dos brasileiros, a Rua do Bom Jesus, ponto turístico do centro do Recife foi eleita a terceira rua mais bonita do mundo e a única do país a entrar para a lista. 

O título não é à toa! O local conta com uma arquitetura bastante antiga, com prédios de até quatro andares e muitas cores nas fachadas, atraindo a atenção dos arquitetos que elegeram o local: "A beleza e o colorido dos casarios, das palmeiras altas da Rua do Bom Jesus e a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel". 

Além de beleza, ela acumula muita história em seu repertório, sendo a rua mais antiga do Recife -- vale lembrar que chegou a receber muitos nomes como, por exemplo, "Rua do Bode" durante o período da ocupação holandesa.

Quando vários judeus se estabeleceram naquela região do Recife, ela se tornou uma das preferidas e recebeu o apelido de "Rua dos Judeus".

Mais tarde, quando eles deixaram Pernambuco, a rua passou a se chamar Rua da Cuz.

Mas foi apenas em 1870 que o Conselho Municipal oficializou o nome Rua do Bom Jesus, proposto pelo Instituto Arqueológico de Pernambuco. 

As Ruas Vencedoras

A Rua do Bom Jesus ficou com o terceiro lugar entre as mais bonitas do mundo, perdendo apenas para as ruas: 

- Setenil de las Bodegas, localizada na província de Cadis, no sul da Espanha, que ficou em primeiro lugar e chamou a atenção dos arquitetos por conta das casas caiadas brancas construídas em penhascos rochosos. 

- Washington Street, em Nova York, nos Estados Unidos, ficou com a segunda posição, sendo uma das ruas mais famosas da cidade e plano de fundo para milhares de fotos tiradas por turistas que ficam encantados com uma majestosa ponte ao final da rua.  
 

Último acesso: 05 Dec 2021 - 13:26:00 (1043054).