Termômetros no Sul chegam a marcar até -8ºC e moradores registram neve no RS e SC; confira imagens

A onda de baixa temperatura pode propiciar a expansão da Covid-19; entenda o porquê

Termômetros no sul do Brasil chegam a marcar até -8ºC e moradores registram neve no RS e SC; confira imagens – Reprodução/Dicas do Nosso Brasil

Durante a noite de ontem, quinta-feira, 20, e a madrugada de hoje, os termômetros da região Sul, principalmente dos dois últimos estados do país, Santa Cataria e Rio Grande do Sul, chegaram a marcar temperaturas abaixo de zero graus Celsius e a presença de neve em algumas cidades.

Publicidade

Com a chegada da onda de frio considerada histórica, registros feitos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) marcaram temperaturas próximas a – 5°C em São Joaquim e – 8°C em Bom Jardim da Serra, duas cidades de Santa Catarina que também registraram a presença de neve. Hoje de manhã, no mesmo estado, na cidade de Urupema, os relógios chegaram a marcar -6°C.

+ VEJA: Buda gigante de 1200 anos tem os pés cobertos por enchente e população tenta protege-lo

Já no estado do Rio Grande do Sul, as cidades que registraram as menores temperaturas e a chegada da neve foram Gramado, Canela, São José do Ausentes, Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

O estado do Paraná também foi atingido pela chegada do frio intenso. Cidades como Palmas e Cascavel foram duas das que marcaram temperaturas abaixo de zero, porém, não há registros da presença de neve.

Publicidade

Esta onda de frio intenso é caracterizado por uma massa de ar polar vinda da Argentina. Outras regiões como o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro também estão sentindo o efeito da massa, porém, o Sul continua sendo o mais afetado.

+ VEJA: Onda de frio chega ao Brasil; prepare este chocolate quente saudável para aquecer e beber sem culpa

Vale lembrar que as doenças respiratórias são típicas do clima frio, como gripes, resfriados, rinites, asma, bronquite, e atualmente a Covid-19. Isso ocorre em decorrência de uma condição fisiológica, uma vez que, com a temperatura mais baixa, há uma diminuição da circulação sanguínea em áreas que recebem o ar frio, como os pulmões, por exemplo, além da tendência das aglomerações de pessoas em locais fechados. Por isso, tome cuidado e continue seguindo as medidas de segurança contra a doença pandêmica.

Publicidade

Confira algumas imagens postadas no Twitter por cidadãos da região Sul:

Neve em Chalés Altos da Montanha – Bom Jardim da Serra (SC). Clique aqui para acessar o vídeo no Twitter.

Termômetros no sul do Brasil chegam a marcar até -8ºC e moradores registram neve no RS e SC; confira imagens
Twitter / MetSul.com

Neve em Canela (RS). Clique aqui para acessar o vídeo no Twitter.

Publicidade
Termômetros no sul do Brasil chegam a marcar até -8ºC e moradores registram neve no RS e SC; confira imagens
Twitter / MetSul.com