Publicidade

USP desenvolve máscara capaz de inativar vírus da Covid e da gripe

Objeto de proteção desenvolvido pela USP consegue ter 12 horas de proteção, além de ser mais sustentável

USP desenvolve máscara capaz de inativar vírus da Covid e da gripe
USP desenvolve máscara capaz de inativar vírus da Covid e da gripe – Foto de Anna Shvets no Pexels

A USP (Universidade de São Paulo), por meio do departamento de Química, desenvolveu uma máscara capaz de inativar os vírus da Covid-19 e da gripe. De acordo com informações divulgadas pela CNN, o objeto de proteção possui Phtalox, uma alta tecnologia que consegue eliminar partículas virais no momento em que elas entram em contato com o tecido. Por isso, a camada externa do vírus pode ser eliminada em segundos — isso iria evitar a replicação.

Publicidade

USP desenvolve máscara capaz de inativar vírus da Covid e da gripe

“Os resultados dos testes em laboratório nos deixam muito confortáveis. A máscara eliminou 100% dos vírus, tanto de Influenza A como de Influenza B. Isso é muito importante porque trata-se de uma doença com alta mortalidade, principalmente entre gestantes, idosos e crianças”, em um comunicado, o virologista Edison Luiz Durigon explicou como funciona o objeto.

Durante 2020 e 2021, os cientistas fizeram muitos estudos com a máscara e chegaram à conclusão que ela tinha eficácia de 99% contra o Covid e suas variantes Ômicron, Delta, Gama e Zeta, além de ser eficaz, também, contra o vírus da influenza.

Essa nova máscara tem mais benefícios: diferentemente da cirúrgica, que precisa ser trocada em um intervalo curto de algumas horas, ela garante proteção de aproximadamente 12 horas, sendo mais sustentável e agredindo menos o meio ambiente.

Publicidade