Publicidade

Você sabe o que é a síndrome do impostor? Ela pode destruir sua carreira e relacionamentos

Saiba o que é a síndrome do impostor e como ela trabalha para destruir sua autoestima

Saiba o que é a síndrome do impostor – Pexels/ Thiago Matos

Você já se sentiu uma fraude? Por mais que você tenha conquistado algo, você sentiu que não possui qualificações que justifique seu sucesso e que, por isso, você é inferior aos seus colegas e eles podem te desmascarar a qualquer momento?

Publicidade

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é um termo psicológico que se refere a um padrão de comportamento em que as pessoas duvidam de suas realizações e têm um medo constante, muitas vezes internalizado, de serem expostas como uma fraude. 

O termo foi abordado primeiramente pelas psicólogas norte-americanos Pauline Clance e Suzanne Imes em 1978, quando descobriram que, apesar de terem evidências externas adequadas de realizações, as pessoas com síndrome do impostor continuavam convencidas de que não mereciam o sucesso que tiveram.

+ VEJA TAMBÉM: Síndrome da cabana: por que algumas pessoas não querem que o isolamento social acabe?

Publicidade

A síndrome do impostor pode atrapalhar seus negócios, sua carreira e seus relacionamentos

Quando você recebe uma promoção no trabalho sempre imagina que não mereceu aquilo, mas aconteceu porque talvez faltavam candidatos ou que foi meramente a sorte de estar no lugar certo na hora certa.  

Nos relacionamentos, a síndrome do impostor é destrutiva e gera sensação de inferioridade em relação ao seu parceiro. Inseguranças, baixa autoestima, ciúme excessivo e um medo constante de ser abandonado por não atender as expectativas do outro ou achar que ele ou ela encontrará alguém melhor, também são pensamentos constantes em quem sofre com a síndrome do impostor.

Publicidade

Possível Causa

Segundo psicólogos e psiquiatras, a síndrome do impostor pode ter uma fonte em comum: o excesso de cobrança no núcleo familiar desde a infância. Pais tóxicos que constantemente direcionam palavras que desanimam a criança, que as comparam com outras crianças e diminuem sua autoestima, podem ser os causadores da síndrome do impostor. 

Se você se identificou com a síndrome do impostor converse com um psicólogo.

Publicidade