Publicidade

Novo oceano pode estar se formando na África, apontam cientistas; saiba o motivo

Uma fenda gigante entre placas tectônicas está separando o continente africano em duas partes

Cientistas afirmam que a África está se dividindo em duas partes – Pixabay

Geólogos afirmam que um novo oceano pode estar ‘nascendo’ dentro do continente africano após uma rachadura de 56 quilômetros de comprimento surgir no deserto da Etiópia. 

Publicidade

Segundo cientistas, três placas tectônicas localizadas  no Triângulo de Afar, conhecido como o lugar mais quente do planeta, formaram uma enorme fenda no solo e estão se separando lentamente dividindo a África em duas partes. 

+ VEJA TAMBÉM: Fascinante! Aventureiros descobrem piscina natural intocada em caverna nos Estados Unidos

Pesquisadores acreditam que daqui a milhões de anos, a separação destas partes da África formará uma bacia oceânica dando início a um novo oceano. 

Christopher Moore, que é estudante de doutorado da Universidade de Leeds, na Inglaterra, vem estudando as atividades vulcânicas naquela região há anos e chegou a esta conclusão depois de monitorar a região por satélites. 

Publicidade

“Este é o único lugar na Terra onde você pode estudar como a fenda continental se torna uma fenda oceânica”, disse Christopher em entrevista à NBC.

A fenda surgiu em 2005 entre as placas Núbia, Somali e Arábica e acredita-se que o novo oceano da África levará pelo menos 5 milhões a 10 milhões de anos para se formar, mas o local já é alvo de diversos estudos sobre placas tectônicas. 

Cientistas apontam que um novo oceano está surgindo na África
Rochester University

Publicidade