Você sente arrepios ao ouvir certas músicas? Entenda porque

Cerca de metade da população mundial já experienciou o orgasmo na pele, fenômeno como é chamado o ato de se arrepiar ao escutar uma canção; descubra o motivo disso acontecer

músicas
Cerca de metade da população mundial já experienciou o orgasmo na pele, fenômeno como é chamado o ato de se arrepiar ao escutar músicas – Canva Equipes/sitthiphong

Já viveu a experiência de ter arrepios ao ouvir certas músicas? Se sim, você faz parte de cerca da metade da população mundial que tem o chamado orgasmo na pele, segundo os neurocientistas. Entenda:

Publicidade

Por que pessoas sentem arrepio ao ouvir música?

Segundo os cientistas de Harvard, o cérebro das pessoas é o responsável pelos arrepios. Primeiramente, para chegar à esta conclusão, pediram para vinte pessoas escutarem suas respectivas cinco músicas prediletas. E quando assim faziam, o cérebro de quem se arrepiava tinha mais fibras nervosas saindo do córtex auditivo e se ligando ao córtex insular anterior e o córtex pré-frontal, responsáveis por processar sentimentos e emoções.

Ademais, os estudiosos também notaram que o efeito das músicas atingiam os batimentos cardíacos e o suor na pele, sendo que os que tinham os arrepios respondiam de forma mais intensa. Ou seja, a conectividade extra desses cérebros intensifica a experiência sensorial causada pelas canções.

Por que isso acontece?

Até então, não sabia se isso acontece porque as pessoas já nascem mais sensíveis ou se desenvolveram essas emoções ao longo da vida. Há outros estudos que afirmam que o arrepio musical aparece de acordo com a expectativa e surpresa do ouvinte. Ou seja, se a canção surpreende e não segue os acordes que a pessoa previu que iriam aparecer, ou fica realizada ao notar que seu desejo se cumpre.

A propósito, esta reação é parecida com a de quando provamos um prato saboroso ou nos deliciamos com aquela comida que tanto gostamos. É uma injeção de dopamina que percorre o corpo, causando os arrepios.