Publicidade

Airfryer: existe um jeito certo de limpar o equipamento?

Fritar alimentos, em alguns minutos, de forma saudável, sem utilizar óleo, realmente caiu nas graças dos brasileiros. Na hora de limpar o equipamento, são muitas as dúvidas

airfryer-como-limpar
Limpar a airfryer a cada uso é importante para evitar acúmulo de gordura – Canva

A airfryer parece que veio mesmo para ficar. Fritar alimentos, em alguns minutos, de forma saudável, sem utilizar óleo, realmente caiu nas graças do brasileiro. A batata frita parece ainda mais apetitosa sem a impressão de que estamos entupindo nossas artérias, não é mesmo?

Publicidade

Airfryer: Como fazer a limpeza da forma correta?

Porém, a dúvida que  fica é: qual a maneira correta de limpar o equipamento? Pode usar que tipo de detergente? E sabão em pó? Veja a seguir dicas de limpeza que os fabricantes da fritadeira sem óleo recomendam.

Primeiro, antes de mais nada, é preciso se certificar que o eletrodoméstico está desligado da rede elétrica. Para evitar choque térmico, é preciso, ainda, esperar que a gaveta e a cuba esfriem completamente. Segundo fabricantes, esta medida aumenta a vida útil do equipamento.

Esponja e detergente neutro

Em seguida, o ideal é “deixar amolecer”, ou seja,  deixar de molho com água morna de 5 a 10 minutos. Em seguida, a recomendação é utilizar uma esponja macia com detergente neutro.

Para secar, a gaveta e a cuba devem ficar no escorredor de louças, para tirar o excesso de umidade. Posteriormente, uma secagem melhor pode ser feita com um pano limpo ou papel toalha. Alguns fabricantes recomendam que a lavagem seja feita após cada uso, para evitar acúmulo de gordura e resíduos na airfryer por muito tempo.

Publicidade