Publicidade

Estamos cada vez mais perto de nos comunicar com os animais; veja porque

Conheça as tecnologias que estão sendo usadas para decifrar a comunicação de diversos animais

comunicar-com-os-animais
Será possível se comunicar com os animais? Entenda – Pixabay/ lokalsportessen

Se você tem algum animalzinho em casa, provavelmente, já deve ter pensado que a qualquer momento ele iria falar com você. Os olhos desses peludinhos, às vezes, podem contar muito mais que palavras. Mas imagina se, em algum dia, fosse possível compreender seus latidos, miados ou cantos? A ciência parece estar se aproximando do feito de se comunicar com os animais. Para você conhecer mais, listamos quatro conquistas que foram capazes de aproximar a tradução.

Publicidade

O chamado das baleias

Os seres humanos estão cada vez mais perto de entenderem as baleias, tal qual se jogassem o que falam em um Google Tradutor. Um estudo publicado na Nature Communications explicou que isso acontece especificamente com as cachalotes, que se comunicam por codas. Com o passar do tempo e avanço das pesquisas, os especialistas estão passando a decifrar 9.000 sons deste sistema. Até agora, chegaram à conclusão de que algumas dessas codas mudam dependendo do contexto da conversa e seguem um padrão entre as baleias, exatamente como se fossem fonemas.

Decodificando os golfinhos

Wild Dolphin Project (Projeto do Golfinho Selvagem, em tradução literal) utiliza algoritmos junto com teclados que ficam embaixo d’água e computadores para decodificar o que os golfinhos conversam. E, de acordo com a National Geographic, os cientistas apontam que eles e aquele parente que fala demais podem ter muito em comum, já que conversam sobre tudo e a todo momento. Apesar disso, cada um tem sua forma de transmitir informações e utilizam muito do corpo para isso.

Vocalizações ultrassônicas dos roedores

Camundongos e ratos usam vocalizações ultrassônicas de alta frequência (USVs) – que estão acima do alcance da audição humana – como linguagem. Porém, tudo mudou com o ‘DeepSqueak’, uma ferramenta de Inteligência Artificial. Com ela, os biólogos conseguem isolar o som e, assim, estudar os comportamentos e emoções desses animais.

Publicidade

Miados e seus significados

Com o app ‘MeowTalk’ – que você pode baixar em seu celular – os tutores de gatos podem compreender o que estão querendo dizer de acordo com seu comportamento. Não pode ser chamado de tradutor, pois a análise é muito geral, mas você pode se divertir tentando interpretar as preferências do seu gatinho.

Internet Interespécies

Um músico, um professor M.I.T., uma cientista marinha e o próprio pai da Internet, Vint Cerf, decidiram fundar a ‘Internet Interespécies’. Segundo o ‘New Yorker’, o projeto consiste em usar novas tecnologias para conectar os animais entre si e conosco e para que, no futuro, todos possam se entender. Porém, não há nada ainda que possa ser comprovado.

Publicidade