20 de janeiro - Dia de São Sebastião: confira a história e orações para o padroeiro do Rio de Janeiro

O santo de nome Sebastião de Narbona também nos protege contra as peste e a guerra

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 20 janeiro, 2021

O santo de nome Sebastião de Narbona também nos protege contra as peste e a guerra
20 de janeiro - Dia de São Sebastião: confira a história e 3 orações para o padroeiro do Rio de Janeiro - WikiMedia Commons - Arquivo: Marco Palmezzano

Sebastião de Narbona, posteriormente conhecido como São Sebastião, nasceu no século III na cidade de Milão, Itália, ou na cidade de que dá nome ao santo, Narbona, na França.

Ainda jovem, Sebastião se alistou às fileiras romanas e passou a ser um dos grandes oficiais do Imperador Diocleciano. Secretamente cristão, espalhava a palavra de Deus aos companheiros soldados e prisioneiros, convertendo muitos pagãos ao cristianismo, inclusive o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio.

+ VEJA: ''Para que o mal não nos domine''; Esta oração para Virgem Maria lhe ajudará a superar obstáculos; confira

+ VEJA: Papa Francisco autoriza que mulheres assumam novas funções em celebrações católicas; saiba quais

Contrariando seu dever, Sebastião foi denunciado e levado ao Imperador para confessar suas ilicitudes. Convicto de sua crença, o homem não negou sua fé e acabou sendo condenado à morte. A famosa imagem de São Sebastião vem deste episódio, em que o mesmo foi acertado por diversas flechadas.

Uma mulher viúva chamada Irene se mobilizou com o ocorrido, retirou as flechas do corpo de Sebastião e o tratou. Recuperado, ele se apresentou novamente ao Imperador, acusando-o de inimigo do Estado por suas atrocidades contra os cristãos. No dia 20 de janeiro de 288, Sebastião foi levado novamente para o martírio.

Em decorrência de sua história e luta pela fé cristã, o homem passou a receber o nome de São Sebastião, nosso protetor contra a peste e a guerra. Aqui no Brasil, é o padroeiro de São Sebastião do Rio de Janeiro, nome 'completo' da cidade da capital fluminense.

Oração 1:

"Ó Deus, Nosso Senhor, em nome de São Sebastião, a quem curastes as chagas causadas pelos impiedosos, rogo a regeneração de todos aqueles que padecem nos presídios neste momento. Que, sustentados pelo venerável exemplo deste santo protetor, possam os presos, condenados, servirem mais ao Senhor do que aos homens. Possam eles estarem livres da tentação, livres do pecado e sejam abençoados e recuperados. Que se reabilitem de todos os males. Que todas as aflições que sofram lhe sejam leves. Regenere Senhor, todos os encarcerados. Que sejam mansos como cordeiros, e sigam a vossa palavra. Socorra-os, Senhor, em todas as suas necessidades. Abre-lhes os olhos para que jamais possam voltar a pecar. Pelos méritos de São Sebastião, atendei-nos, Senhor. Amém."

Oração 2:

"Glorioso mártir, valoroso São Sebastião, soldado de Jesus Cristo, que morrestes trespassado de flechas, amarrado a um tronco de laranjeira. Pelos vossos méritos, sede o nosso protetor guardando-nos, livrando-nos dos perigos que nos ameaçam, a nós, a nossa família e a toda a humanidade. Senhor Deus todo-poderoso, pela intercessão do mártir São Sebastião atendei a nossa prece. Jesus Cristo, filho de Deus, sede propício aos rogos que vos dirigimos por intermédio de São Sebastião. Glorioso mártir, protegei-nos contra a peste, contra o mal terrível que nos ameaça e que tem ceifado tantas vidas preciosas. Amém."

Último acesso: 22 Jan 2022 - 21:05:07 (1044201).